ABSOLAR APRESENTA PROPOSTAS AO GOVERNADOR AMAZONINO MENDES PARA INCENTIVAR A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO AMAZONAS

O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, esteve em audiência com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, hoje, dia 8 de dezembro, entregando um pacote de iniciativas para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no estado.

O objetivo da ABSOLAR é contribuir com os esforços de desenvolvimento sustentável do Amazonas, por meio do estabelecimento de um programa de energia solar fotovoltaica na região, capaz de auxiliar na diversificação da matriz elétrica do Amazonas, por meio desta fonte renovável, limpa, de baixo impacto ambiental e que não emite poluentes ou gases de efeito estufa durante sua operação. Uma das principais medidas é a adesão do Amazonas ao Convênio ICMS 16/2015, que autoriza os governos estaduais a isentarem o ICMS sobre a energia injetada na rede e compensada na geração distribuída. Atualmente, o Amazonas é o único estado da região Norte que ainda não aderiu ao Convênio, sendo também o estado com a menor capacidade instalada em geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. O pacote pretende mudar este quadro.

As propostas prevêem, também, a divulgação da linha de financiamento FNO Energia Verde, criada pelo Banco da Amazônia em agosto de 2017 para financiar projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Sauaia trouxe na reunião com o Governador a informação noticiada recentemente pelo Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, de que o FNO poderá financiar projetos de energia solar fotovoltaica para pessoas físicas, a partir de 2018.

Segundo Sauaia, o governador Amazonino Mendes demonstrou grande sensibilidade e interesse pela fonte solar fotovoltaica, tendo indicado que pretende adotar medidas de incentivo ao setor com o envolvimento da ABSOLAR. O Governador sinalizou ainda que quer avaliar a viabilidade do uso da energia solar fotovoltaica em comunidades isoladas, embarcações e escolas de tempo integral, substituindo o uso de diesel e reduzindo custos e emissões de poluentes prejudiciais à população. “Tratam-se de medidas estratégicas, sobretudo a adesão ao Convênio ICMS 16/2015, para fomentar investimentos na área, movimentar a economia, atrair empresas e gerar novos empregos de qualidade no estado e em seus municípios”, comenta o presidente executivo da ABSOLAR.

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok