ABSOLAR participa do Workshop – Inova Transmissão: acesso e conexão

No dia 09/05, a ANEEL realizou o Workshop "Inova Transmissão: Acesso e Conexão". O encontro reuniu servidores, agentes, associações e representantes do MME, do ONS e da EPE para discutir e apresentar sugestões normativas que envolvem o acesso ao sistema de transmissão, visando mapear os aspectos relevantes relacionados ao tema. Dentre as associações convidadas, estiveram presentes: ABSOLAR, ABDIB, ABEEÓLICA, ABRACE, ABRADEE e ABRATE.


 
Na ocasião, a ABSOLAR foi representada pelo Vice Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Centralizada, Alécio Barreto, que destacou a redução expressiva nos custos de instalação da energia solar fotovoltaica, refletidas nas tarifas dos leilões do ACR.
Dentre as oportunidades de melhorias/aprimoramentos, foram citadas:
- As dificuldades processuais desde a DRO até o CCT
- As dificuldades relacionadas ao Parecer de Acesso, para a modalidade GC, na transmissão e principalmente na distribuição
- Prioridade para conexão ACL/ACR
- Riscos na antecipação de geração
- Evolução positiva nas diretrizes e premissas no cálculo das "margens" para os leilões, sobretudo quanto aos cenários energéticos
- Desafios no ACL
- Cálculo tarifário
- Projetos híbridos
- Serviços ancilares - ganho para o sistema e para os empreendedores, se devidamente remunerados
- Qualidade da energia elétrica (QEE) - pode onerar o CAPEX em uma fase de acesso e/ou pré-operacional.
 


A ANEEL destacou a intenção em ouvir os diversos agentes do setor. Citou o fato de a evolução dos últimos 20 anos resultar em um "conteúdo disperso", sobretudo na regulação da transmissão, enfatizando a intenção de evoluir e melhorar seus processos.

As apresentações realizadas no evento e os vídeos da transmissão ao vivo podem ser acessados aqui.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok