ABSOLAR participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O presidente executivo da ABSOLAR, Dr. Rodrigo Sauaia participou da audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para debater a matriz energética nacional e as perspectivas futuras para o setor. O proponente do evento foi o Deputado Nilto Tatto (PT/SP), pelo Requerimento n°165/2017 da CMADS.

O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. As usinas hidrelétricas são responsáveis pela geração de mais de 75% da eletricidade do País. Vale lembrar que a matriz energética mundial é composta por 13% de fontes renováveis no caso de Países industrializados, caindo para 6% entre as nações em desenvolvimento.
 

 
O modelo energético brasileiro apresenta um forte potencial de expansão, o que resulta em uma série de oportunidades de investimento de longo prazo. A estimativa do Ministério de Minas e Energia para o período 2008-2017 indica aportes públicos e privados da ordem de R$ 352 bilhões para a ampliação do parque energético nacional.


Com efeito, após o encontro de Paris o Brasil apresentou a sua proposta de Contribuição Nacional Determinada, iNDC, com está proposta o país compromete-se a reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa, GEE, em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de GEE em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. Para dar consecução a estas metas o país se compromete a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética em 2030.

Confira a audiência na íntegra aqui.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok