Congresso Intersolar South America 2019 - 28 de agosto

Changemakers em Ação: Histórias de Sucesso com Geração Distribuída Solar Fotovoltaica
 
Luiz Alberto Wagner, Engenheiro Elétrico da HCC Engenharia, apresentou um case de armazenamento na agropecuária para resolver o problema da qualidade de energia, devido aos níveis de tensão na hora da ordenha de 300 animais ultrapassar os limites do PRODIST. O sistema instalado atua de forma híbrida com a rede pública e, na falta de energia na rede, utiliza se o armazenamento. Com isso, foi gerada uma economia de R$ 43 mil e um payback de 4 anos.

Luiz destacou que o cliente tinha problemas de má qualidade de energia, como afundamento de tensão superior aos valores permitidos pela ANEEL e falta de energia por até uma hora. A solução foi um sistema solar fotovoltaico acoplado com armazenamento, tendo uma TIR de 39%, que foi, em sua maior parte, puxado pelo armazenamento, suprindo as falhas na energia e mitigando as perdas por qualidade no fornecimento.

Antonio Simões, Diretor Executivo da Raízen, apresentou o modelo de negócio da empresa, que aluga parte da usina solar fotovoltaica para postos de gasolina. Simões comentou que tentaram utilizar o modelo de rooftop, mas o modelo adotado (remoto) foi interessante por não influenciar na operação do negócio para implementação e manutenção. A planta piloto da UFV foi instalada em Piracicaba e toda energia gerada é injetada na rede. Os postos alugam uma parte da usina e recebem créditos de energia equivalente.

Luiz Capanema, Gerente Executivo de Aquisições da MRV, contou que a construtora já investiu R$ 80 milhões em energia solar fotovoltaica, impactando 91 mil unidades habitacionais com 13MW instalados nos telhados. Capanema afirmou que, até 2022, todos os empreendimentos da MRV terão geração solar fotovoltaica. Dentre os cases de sucesso, destaca-se o maior emuc do Brasil, localizado em Fortaleza, com 540 apartamentos. Também ressaltou que a economia gerada com a energia solar fotovoltaica é revertida em melhorias para os empreendimentos.
 
          
 
 
O Futuro da Geração Distribuída Solar Fotovoltaica no Brasil

Em um dos painéis de maior destaque do evento, Rodrigo Limp, Diretor da ANEEL, informou que os consumidores terão garantia do direito adquirido na nova REN 482, sanando os questionamentos de grande parte dos profissionais do setor.

Limp confirmou a extensão do prazo de divulgação do texto para discussão em consultas públicas da nova REN 482, que agora está previsto para a primeira semana de outubro. A norma provavelmente só será votada em 2020, indo contra o cronograma limite de dezembro de 2019.

O diretor também destacou que a metodologia para a Análise de Impacto Regulatório (AIR) está sendo revista para atender o cenário da nova REN 482.
 
 
O painel também foi escolhido para o lançamento da pesquisa “Energia Solar e os Pequenos Negócios no Brasil”, realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, em parceria com a ABSOLAR e a Fundação Seade, que mostra o panorama, os desafios e os impactos positivos da energia solar fotovoltaica nos pequenos negócios no Brasil. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok