Congresso Intersolar South America 2019 - 29 de agosto

Mesa Redonda - A Nova Fronteira das Usinas Solares Fotovoltaicas de Larga Escala: Mercado Livre de Energia
 
Dando início ao painel, Marcio Trannin, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, apresentou as propostas da Associação para a energia solar fotovoltaica no Mercado Livre de Energia. Trannin disse que, atualmente, as estruturas de preços são decrescentes, a fim de que o preço no final do PPA (contrato de compra de energia) esteja dentro da realidade do mercado. Mencionou inclusive que já existem PPAs sendo negociados em dólar.
 
O palestrante destacou que a solar fotovoltaica apresenta uma vantagem competitiva frente às outras fontes no ACL, pois ela permite contratos e prazos mais flexíveis, que podem corresponder às necessidades do consumidor.
 


Fernando Lopes, Diretor Executivo do Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial, apresentou o Programa de Certificação de Energia Renovável (REC Brasil), lançado em 2013.

Com a importância que a sustentabilidade tem ganhado nos últimos anos, apenas em 2019, foram comercializados 3 milhões de RECs, incluindo para geração distribuída. Segundo Lopes, as empresas estão interessadas em pagar a mais pelos certificados de energia para garantir a sustentabilidade no seu consumo de energia elétrica.
 
Otávio Vaz, Superintendente de Regulação Econômica e Estudos de Mercado Adjunto da ANEEL, contou que, com a abertura do mercado, há uma preocupação da Agência em relação à sobrecontratação de energia pelas distribuidoras e os encargos que seriam repassados aos consumidores.
 
Reginaldo Medeiros, Presidente Executivo da Abraceel, destacou quais são as frentes de ação para a abertura do mercado livre no âmbito executivo e legislativo. Segundo ele, a perspectiva é de aprovação da abertura do ML até o final de 2019. Também ressaltou que grande parte dos projetos no pipeline do ML são da fonte solar fotovoltaica.
 
Mariana Amim, Conselheira da Anace, por outro lado, mostrou preocupação com os custos adicionais para o consumidor com as novas propostas relacionadas aos comercializadores varejistas no Mercado Livre.
  

Aplicações Solares Fotovoltaicas na Prática: Cases de Sucesso

Boris Brandão, Especialista em Energia Solar da Força Aérea Brasileira, apresentou cases de instalação de 250 KW de potência de energia solar fotovoltaica em áreas remotas, que eram dependentes de térmicas e geradores à diesel.

Em Coruripe, município de Alagoas, foram investidos 2 milhões de dólares, com um payback de 3 anos e meio. Graças ao uso da energia solar fotovoltaica, deixou de ser necessário para a Força Aérea levar combustível por meio de aviões para alimentar o gerador à diesel, gerando economia e diversos benefícios ambientais.
 
Fabiano Silva, Gerente do Programa EB Sustentável do Exército Brasileiro, contou que o uso da energia solar fotovoltaica melhorou a qualidade de vida do pelotão que vive na fronteira do País, que passou a ter energia elétrica em qualquer horário do dia.

O exército ficou muito satisfeito com os sistemas instalados e pretende ampliar o projeto para outras regiões. No momento, eles atuam com diferentes modelos de geração de energia por restrições orçamentárias.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok