Grupos de Trabalho

Através de seus Grupos de Trabalho (GT), a ABSOLAR identifica e avalia as atuais barreiras estratégicas do setor fotovoltaico brasileiro, propondo ações práticas para superá-las. Desse modo, os GTs possuem um papel fundamental na busca de um desenvolvimento sustentável e de longo prazo do setor fotovoltaico no Brasil.
 

Os GTs são compostos diretamente por nossos membros associados e coordenados por associados plenos eleitos pelos participantes de cada grupo. Os GTs atuam sob a supervisão e aconselhamento direto da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da ABSOLAR.

A associação possui atualmente sete Grupos de Trabalho em operação, com foco nas seguintes áreas prioritárias:
 

  • Ambiental: responsável por discutir os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica por fonte solar fotovoltaica. Trabalha pela formulação de normas e procedimentos que atendam às necessidades do setor de energia solar fotovoltaica, em sintonia com as boas práticas de proteção ambiental.
 
  • Cadeia Produtiva: trabalha por uma melhor competitividade da energia solar fotovoltaica no Brasil, por meio da formulação de uma sólida política industrial para o setor. Dessa forma, temos como objetivo fomentar o desenvolvimento de uma cadeia produtiva nacional.​
 
  • Financiamento: atua em colaboração com instituições financeiras nacionais e internacionais, públicas e privadas, elaborando propostas para melhorias nas condições de financiamento oferecidas para sistemas de energia solar fotovoltaica, para os segmentos de geração centralizada e geração distribuída.​
 
  • Formação e Capacitação Técnica: responsável por debater e estruturar propostas que contribuam para uma política de formação e capacitação técnica dos profissionais atuantes nas diferentes áreas do setor fotovoltaico pautada nas premissas da competência, qualidade e profissionalismo.
 
  • Geração Centralizada: responsável pelo acompanhamento do segmento de mercado das usinas solares fotovoltaicas, ou seja, projetos fotovoltaicos de gorte, com capacidade instalada superior a 5 MW, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Este grupo trabalha junto aos mercados de energia elétrica do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL), com foco prioritário nos leilões de energia elétrica com participação da fonte solar realizados pelo governo brasileiro.
 
  • Geração Distribuída: responsável pelo acompanhamento do segmento de mercado de sistemas fotovoltaicos de pequeno e médio porte, ou seja, projetos fotovoltaicos com capacidade instalada inferior a 5 MW conectados à rede elétrica através das distribuidoras de energia elétrica. Este grupo trabalha com foco prioritário nos mercados de micro e minigeração distribuída, dando especial atenção ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica e à Resolução Normativa ANEEL Nº 482/2012.
 
  • Normas e Certificações: responsável pelo acompanhamento, análise, avaliação e proposição de ajustes e aprimoramentos nas normas e certificações aplicáveis aos bens (componentes e equipamentos) e serviços relativos ao setor fotovoltaico brasileiro.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok