Missão Empresarial ao Solar Power International 2016

 
A ABSOLAR participou como coorganizadora da Missão de Negócios à feira Solar Power International, nos EUA, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o U.S. Commercial Service (por meio da Seção Comercial do Consulado Geral dos EUA em São Paulo). A missão ocorreu de 11 a 16 de setembro e contou com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e participação de instituições do setor elétrico brasileiro, como o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A delegação, composta por 17 empresas brasileiras, realizou visitas técnicas para conhecer o mercado norte-americano de energia solar fotovoltaica, especialmente na região da Califórnia, reconhecida internacionalmente como referência no desenvolvimento e na aplicação desta fonte renovável. Dentre as visitas técnicas, destacaram-se: visita à usina solar fotovoltaica Solar Star, uma das maiores do mundo, com potência nominal de 747 MWp (579 MWac); visita ao Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade e ao Centro de Pesquisas em Redes Inteligentes de Energia (SMERC), ambos da Universidade de Califórnia em Los Angeles (UCLA); e visita ao centro de tecnologia da empresa NEXTracker.

A missão brasileira teve reuniões com a Comissão de Energia (CEC), o Operador Independente do Sistema Elétrico da Califórnia (CAISO) e a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC), para discutir as oportunidades da energia solar fotovoltaica do ponto de vista regulatório e operacional. Também foi realizado um encontro com a distribuidora de energia elétrica Pacific Gas and Electric (PG&E), que apresentou programas de incentivo à energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia. Em visita às empresas norte-americanas SolarCity e Apple, o grupo conheceu diferentes modelos de negócios e inovações nas áreas de geração centralizada e distribuída solar fotovoltaica.
 
Seminário Estratégico - Invest in Brazil: Status and Opportunities of Solar PV

Organizado em parceria entre ABSOLAR e Apex-Brasil, o seminário estratégico sobre energia solar fotovoltaica no Brasil contou com palestra do Assessor Especial do Ministro de Minas e Energia, Guilherme Wehb Syrkis, vídeo especialmente gravado para a ocasião pelo Presidente da EPE, Dr. Luiz Augusto Barroso, palestra do Diretor da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega, além de palestras da ABSOLAR, Apex-Brasil, BNDES e empresas atuantes em energia solar fotovoltaica no Brasil.
Em sua palestra institucional, o Presidente Executivo da ABSOLAR, Dr. Rodrigo Sauaia, destacou o imenso potencial da energia solar fotovoltaica no Brasil nas áreas de geração centralizada e geração distribuída, os avanços regulatórios, crescimento do mercado, linhas de financiamento, novas oportunidades de negócios e pontos de melhorias defendidos pelo setor nas áreas tributária, de financiamento, de competitividade industrial e de fomento ao mercado. "Os EUA já possuem mais de 25.600 MW em sistemas de energia solar fotovoltaica operando no país. No Brasil, o potencial técnico da energia solar fotovoltaica supera 28,5 TW e o mercado está dando os seus primeiros passos, com expectativa de intenso crescimento no curto, médio e longo prazos. O momento é de grande oportunidade para empresas e investidores", destacou Sauaia.

O seminário contou com mais de 60 participantes, entre empresas e autoridades brasileiras e investidores estrangeiros. A rodada de negócios teve a presença de 12 empresas brasileiras e 11 investidores estrangeiros, que realizaram mais de 100 reuniões para discutir potenciais oportunidades de parcerias e joint ventures para investimentos no Brasil. Segundo Igor Celeste, Analista de Negócios da Apex-Brasil, "estima-se que a ação gere mais de R$ 300 milhões em investimento estrangeiro direto ao Brasil".

Igly Serafim, especialista em energias renováveis do U.S. Commercial Service, considerou a missão comercial organizada em parceria com a ABSOLAR e a Apex-Brasil um grande sucesso, por promover a troca de experiências entre empresas norte-americanas e brasileiras no setor de energia solar fotovoltaica. "Essa iniciativa consolida os Estados Unidos como um parceiro estratégico do Brasil na área de energia solar fotovoltaica. O intercâmbio foi além das parcerias comerciais, uma vez que promoveu também o compartilhamento de conhecimentos e experiências no promissor setor de energia solar fotovoltaica, além de apresentar novas tecnologias e discutir as inovações e desafios do setor", destacou Serafim.

Ao avaliar a Missão de Negócios, o Presidente Executivo da ABSOLAR destacou que "em nossa análise, a parceria entre ABSOLAR, Apex-Brasil e U.S. Commercial Service foi um grande sucesso. Tivemos um retorno muito positivo dos empresários e representantes governamentais que participaram da missão, em especial quanto à qualidade e densidade do programa técnico e regulatório junto às entidades norte-americanas. Pela visão da ABSOLAR, a missão teve um papel estratégico de aproximar os tomadores de decisão do Brasil da realidade regulatória e de mercado dos EUA, com o qual podemos aprender muito na área de energia solar fotovoltaica. Trabalharemos para promover novas missões internacionais desta qualidade nos próximos anos, sempre em regiões estratégicas do mundo para o setor."




 
 




 

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok