15/09/2018

Entrevista: Investimento chinês no setor de energia solar no Brasil é muito importante, diz líder do setor

  Voltar
O Petróleo 

O investimento chinês é muito importante para o florescente setor de energia solar do Brasil, segundo um líder do setor.

A indústria brasileira de energia solar fotovoltaica pode servir como um trampolim para as empresas chinesas que querem se expandir na América Latina, disse Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

O que torna a indústria de energia solar do Brasil atraente é que ela está pronta para crescer com um plano de expansão de agora até 2030, disse ele.

O objetivo é gerar cerca de 30 gigawatts (GW) de energia do Sol, um alvo que exigirá 12 anos de investimentos substanciais no campo, disse Sauaia à Xinhua em seu escritório em São Paulo.

No ano passado, a indústria gerou 1,1 GW, e este ano deve gerar 2,4 GW, o suficiente para abastecer 1 milhão de residências de classe média.

“O investimento chinês em energia solar fotovoltaica é muito importante para o desenvolvimento de projetos e fabricação, porque a China é um modelo e o Brasil tem muito a aprender sobre o setor”, disse Sauaia.

Hoje, pelo menos 20 empresas chinesas estão operando no segmento solar do Brasil, onde têm todas as condições para se transformarem no padrão da indústria na América Latina, disse Sauaia.

A energia solar fotovoltaica atualmente representa apenas 1% da produção de energia renovável do Brasil, enquanto as usinas hidrelétricas fornecem 60%, enquanto as usinas eólicas geram 7,5%.

“Para nós esta é uma figura muito interessante, porque a cena de energia solar fotovoltaica vai mudar em poucos anos”, disse ele.

Uma típica casa brasileira que faz a mudança com a instalação de painéis solares no telhado começará a ver os benefícios de custo após quatro a sete anos, estima Sauaia.

Mas a economia será substancial, com as contas de energia caindo para 80%, disse ele.

Nove em cada dez brasileiros querem abastecer suas casas com energia renovável e energia solar fotovoltaica, disse Sauaia, citando uma pesquisa feita pela empresa de pesquisas brasileira IBOPE Intelligence.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok