08/01/2021

A importação de módulos chegou aos 386 MWp em outubro

  Voltar
Reportagem publicada no Portal Solar 

Segundo dados do relatório da Greener, no mês de outubro, a entrada de módulos fotovoltaicos somou 386 MWp. Essa entrada contou com grande atuação dos módulos bifaciais, os quais se voltaram, sobretudo, às propostas do setor de geração centralizada.

Na mesma pesquisa, a consultoria relata que a diminuição de capacidade em relação ao mês de setembro, o qual marcou 530 MWp, pode ser fruto de questões vinculadas à dinâmica de logística e aos preços no mercado internacional. Apesar da diminuição da capacidade em comparação com o mês de setembro, o valor acumulado entre janeiro e outubro de 2020 ultrapassou em 29% o total importado nesse mesmo período em 2019.

Conforme o relatório, os meses de novembro e dezembro contaram com o recebimento de embarques, constituindo um reflexo do aumento de preços internacionalmente, o que se tornou mais evidente a partir do terceiro trimestre.

Diante da importação de inversores, a quantidade foi 26% menor do que o valor importado em outubro de 2019. Levando em conta todos os meses de 2020 e comparando-os com o total importado entre janeiro e outubro de 2019, o volume foi excedido em 55%.

Seguindo esses dados divulgados pela Greener, os inversores com capacidade de geração maior do que 50 kW simbolizaram 46% de toda a quantidade importada em outubro. Segundo a consultoria, independente de não ter havido entrada de inversores centrais naquele mês, certa porção pode ter sido reservada aos projetos de geração centralizada.

Em estudo anterior publicado pela Greener, foi registrado um crescimento de 93% quanto ao volume de módulos importados no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2019, mesmo com uma queda no segundo trimestre. O valor da quantidade de módulos importados no primeiro semestre de 2020 marcou os 2,49 GW. A importação de inversores chegou a 2,46 GW nesse mesmo semestre, registrando um acréscimo de 128%.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar ultrapassou os 7 GW de capacidade, englobando sistemas de geração distribuída e usinas de geração centralizada.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok