28/11/2016

ABSOLAR prevê contratação de até 1.500 mw em projetos fotovoltaicos no proximo leilão de ebergia de reserva

  Voltar
PetroNotícias

O Brasil pode ter um novo impulso nos projetos de geração solar a partir de dezembro.

Ao menos é o que espera a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que prevê uma contratação de 1.000 megawatts (MW) a 1.500 MW em novos projetos solares contratados no País no próximo Leilão de Energia de Reserva (LER), marcado para o dia 16 do mês que vem.

Caso o prognóstico se confirme, o investimento necessário ficaria entre R$ 4 bilhões e 6 bilhões, o que pode movimentar um mercado que ainda está engatinhando e é visto como uma grande promessa do futuro.

O presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia (foto), no entanto, ainda não está satisfeito com essas perspectivas e afirma que o ideal seria uma contratação de cerca de 2.000 MW, o que atrairia fabricantes de módulos e células fotovoltaicas a se estabelecer no País. “Para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva no país, o Brasil precisa contratar anualmente ao menos 2 gigawatts (GW) em novos projetos nos leilões de energia solar fotovoltaica”, diz.

Ainda assim, o executivo reconhece que as novas condições de financiamento anunciadas recentemente pelo BNDES, que ampliam de até 70% para até 80% a participação de recursos do banco em projetos de energia solar fotovoltaica, sinalizam um comprometimento objetivo da instituição financeira em favor do desenvolvimento de uma matriz de infraestrutura elétrica cada vez mais renovável.

Sauaia aponta, porém, a necessidade de o Governo Federal estruturar uma política industrial adequada para trazer maior competitividade à fabricação nacional de equipamentos fotovoltaicos, sendo este um pilar fundamental para que o setor possa cumprir com os requisitos estabelecidos pelo BNDES, que definiu um Plano de Nacionalização Progressiva para a cadeia produtiva, com aumento gradual de conteúdo nacional para os equipamentos financiados pela instituição.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok