19/02/2021

Bahia se mantém líder na geração de energia por fontes renováveis

  Voltar
Farol da Bahia

A Bahia se manteve como líder na geração de energia por fontes renováveis em comparação nacional, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). É o segundo ano seguido que o estado se estabelece na posição.

Os dados mostram que em 2020 a energia gerada pelas fontes eólica e solar na Bahia equivalem a 25% da energia gerada pelas usinas de Itaipu e Angra I e II, localizadas no Paraná e Rio de Janeiro, respectivamente.

No ano passado, a Bahia atingiu liderança nacional tanto em relação a geração de energia eólica quanto solar, com 29,5% e 32%, respectivamente. O percentual equivale a uma geração de energia total de 16,4 Terawatts/hora (TW/h) e 1,8 TW/h.

Eólica

Os 185 parques eólicos, que funcionam em 20 cidades da Bahia, possuem capacidade de 4,6 megawatts (MW) e mais de 1,3 mil aerogeradores em operação. Outros 126 parques, ainda em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,6 GW. A previsão é que, juntos, os equipamentos possam gerar R$ 13 bilhões em investimentos no estado até 2026 e 8,2 GW de potência instalada em eólica.

Solar

A Bahia possui em operação 29 parques fotovoltaicos, com capacidade instalada de 777 MW.

Até 2026, a expectativa é que os 60 parques em construção e com construção prestes a se iniciar invistam R$ 8,1 bilhões e gerem 2,9 MW de capacidade instalada.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok