14/03/2018

Brasil amplia investimentos em energia solar

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Adjori SC 

Os investimentos mundiais em energia solar somaram US$ 160,8 bilhões em 2017, representando um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Dentre as energias renováveis, a solar é a que mais tem se destacado nos últimos anos, representando 48% de todo o investimento mundial em energia limpa. Já no Brasil, o investimento no ano passado foi de US$ 6,2 bilhões com alta de 10% em relação a 2016. Os são da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), empresa independente que realiza análises dos setores envolvidos na geração de energia renovável.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o país recentemente atingiu 1 gigawatt (GW) em projetos operacionais da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica. Esta potência é suficiente para abastecer 500 mil residências do país, produzindo energia renovável, limpa, sustentável e competitiva capaz para atender o consumo de dois milhões de brasileiros.

De acordo com Anaibel Novas, gerente da Fronius, empresa austríaca especializada em energia solar, soldagem e carregadores de bateria, a marca histórica de 1GW de potência instalada em energia solar é um marco, um divisor de águas. "Os projetos e as instalações estão ganhando escala, um fator extremamente importante para os fabricantes e para toda cadeia na geração solar fotovoltaica. Acreditamos muito no potencial do país", diz ela.

Investimentos

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024, cerca de 1,2 milhão de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira. Até o ano 2030, o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.

Somente a austríaca Fronius vendeu no ano passado cerca de 500 mil unidades de inversores em diversos países. No Brasil foram nove mil. O número representa um crescimento de aproximadamente 50%. "O mercado continua em expansão com um ritmo de crescimento exponencial. Novos clientes residenciais querem obter os benefícios da geração de energia solar. Grandes grupos de consumidores comerciais estão analisando a adesão. A indústria e o agronegócio aumentaram seu interesse emenergia limpa e sustentável", diz a gerente.

Potencial

Para Anaibel, o Brasil possui todas as condições geográficas e climáticas para as diversas aplicações das tecnologias de produção de energia fotovoltaica. Como todo mercado emergente, ainda são tímidas as opções de financiamento disponíveis que possam facilitar e impulsionar o investimento do consumidor final.

Os consumidores também estão mais cautelosos e buscam por informações reais sobre determinado produto antes de efetuar a compra. Ela explica que a procura por treinamentos sobre energiafotovoltaica, oferecidos pela empresa, tem aumentado. "Existe uma grande necessidade, por parte dos consumidores, de conhecer o produto em detalhes: sua tecnologia, suporte, manutenção, funcionalidades, custos e retornos financeiros do novo investimento".
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