20/09/2017

Brasil deve atingir 1 GW de energia solar em 2017

  Voltar
Portal Solar

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o Brasil deve atingir o patamar de 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada até o fim do ano, estes números representam um crescimento de 325% em relação à capacidade atual de 235 MW, e é suficiente para abastecer cerca de 60 mil residências.

Para o país, em relação à energia solar, 2017 está sendo um ano promissor, até dezembro o Brasil vai ter seu primeiro gigawatt (GW) vindo da energia solar. O presidente da ABSOLAR, Dr. Rodrigo Sauaia, diz que o Brasil está entre os 30 países do mundo com essa capacidade instalada. Apesar de o Brasil estar longe da liderança, o presidente afirma que o país já saiu da “lanterninha”.

O setor fez uma estimativa que coloca o Brasil entre os principais geradores de fonte de energia solar do mundo, com a perspectiva de estar entre os cinco primeiros até o ano de 2030, em potência solar anual instalada. Já foram contratados, por meio de leilões de energia, cerca de 3.300 MW, que deverão ser entregues até 2018.

Os investimentos para chegar a este nível atual foram de aproximadamente R$ 5 bilhões. Atualmente, o Brasil possui 282 MW instalados de energia solar, o que é considerado pouco para o grande potencial brasileiro, que é de 28.500 GW. Já o potencial hídrico do Brasil é de 172 GW e o eólico, de 440 GW.

Apesar de enfrentar muitos desafios, o futuro elétrico está na energia renovável. Segundo o Plano Decenal de Energia 2021-2026, a energia solar deve alcançar cerca de 7 GW. As novas fontes de energia, como por exemplo, a solar e eólica, estão ganhando cada vez mais espaço, uma vez  que houve melhoria nas tecnologias envolvidas, melhorias essas que reduziram os custos desse tipo de recurso. A energia solar fotovoltaica registrou uma importante redução de preços nos últimos anos, pois a tecnologia se tornou 80% mais barata.

A busca por energias renováveis cresce a nível mundial, principalmente em função da preservação do meio ambiente e o aquecimento global. Como mencionado, o Brasil é um país com características favoráveis para o uso da energia solar fotovoltaica e das placas solares, pois geograficamente é banhado pelo sol praticamente o ano inteiro, por isso, a energia solar é uma ótima alternativa para os brasileiros.

Vale ressaltar que no Brasil, a revolução da energia solar fotovoltaica acontece há algum tempo. Até o fim de 2017 serão feitos muitos investimentos para a geração energia solar. O crescimento da capacidade instalada favorece ainda a geração de empregos no setor todo. Pelos cálculos do setor, para cada MW de energia solar fotovoltaica instalada, serão gerados de 25 a 30 postos de trabalho, sendo este mais um dos benefícios da energia solar.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok