23/08/2017

Capacitação em energia solar

  Voltar
Revista da Instalação

A energia solar fotovoltaica vem apresentando crescimentos expressivos e contínuos no mundo e no Brasil. Segundo projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração de energia solar fotovoltaica no país atingirá 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada até o final deste ano. Este crescimento 325% maior que a capacidade atual, que é de 235 MW, contribui diretamente para o aumento de empregos em toda cadeia produtiva, mas este setor, apesar de promissor, ainda sofre com a falta de profissionais qualificados.

Para Pedro Pintão, sócio-diretor da NeoSolar Energia, empresa paulista pioneira no setor de energia solar, isto ocorre por se tratar de um mercado relativamente jovem e que tem necessidade de expansão imediata. “No Brasil, a demanda é gigante, e a mão de obra, quase inexistente”, afirma.

De acordo com o relatório anual da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), divulgado recentemente, as energias renováveis empregaram mais de 9,8 milhões de pessoas no mundo, em 2016, com destaque para a energia solar que foi a maior empregadora, com 3,1 milhões de postos de trabalho. Para cada megawatt (MW) instalado, são gerados, em média, 25 a 30 postos de trabalho.

A NeoSolar, que desde 2012 percebeu a necessidade de fomentar a área de capacitação, possui uma sede exclusiva para treinamentos e já formou mais de 1700 alunos. A empresa começou oferecendo cursos de instalador voltados aos sistemas off grid (sistemas isolados, que não são conectados à rede) e grid tie (sistema conectado à rede, que substitui ou complementa a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica) e oferece hoje, também, cursos voltados para software de simulação de sistemas fotovoltaicos, bombeamento solar de água e carros elétricos, e busca sempre inovar de acordo com os avanços e necessidades do setor.

Por isso está lançando um curso em novo formato - especialmente para quem já realizou o curso de sistemas conectados à rede compacto ou outro curso de energia solar fotovoltaica - totalmente focado na instalação ou supervisão de projetos de energia solar fotovoltaica. As aulas práticas visam reproduzir o dia a dia de uma instalação de energia solar, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer os equipamentos e fazer instalações de porte reduzido.

“Criamos este novo formato de curso para atender as atuais necessidades do mercado. Aumentamos o conteúdo prático, ou seja, o momento em que os participantes efetivamente “colocam a mão na massa”, e mantivemos o conteúdo teórico, parte essencial para a capacitação do profissional. Assim, o aluno estará apto para realizar instalações de energia solar e para atuar na supervisão de projetos fotovoltaicos”, ressalta Pintão.

As inscrições para este e todos os outros cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento NeoSolar podem ser realizadas pelo site: www.neosolar.com.br
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok