08/08/2017

Energia solar interligada ao sistema chega 100 MW

  Voltar
InfraRoi

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acaba de divulgar as estatísticas mais recentes sobre a micro e a minigeração distribuída no Brasil, ou seja, que está interligada ao sistema nacional de geração de energia e que pode ser compartilhada na rede: 100 MW. O país teria pouco mais de 12,5 mil sistemas fotovoltaicos ativados nesse regime, o que significa que foram investidos cerca de R$ 850 milhões em infraestrutura desde 2012.

Tal rede envolve painéis ativados em residências, indústrias, comércio e até mesmo na área rural. Quem puxa o movimento são os usuários domésticos, responsáveis por 42% dos 100 MW instalados. O segmento de comércio e serviços (38%) é o segundo, seguido pelo setor industrial (11%), governo (5%) e usuários rurais (3%). A maior parte dos sistemas (80%) está instalado em residências, o que mostra outros setores tem menos volume, mas de maior capacidade de geração.

Para a ABSOLAR, três fatores incentivam a adoção da geração solar via painéis fotovoltaicos: a redução de mais de 75% no preço desse tipo de matriz nos últimos 10 anos, o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos e um “aumento no protagonismo e na consciência e responsabilidade socioambiental dos consumidores, cada vez mais interessados em economizar dinheiro ajudando simultaneamente a preservação do meio ambiente”. 
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok