22/03/2018

Fontes alternativas de energia são tema de debate no Fórum Mundial da Água

  Voltar
Primeira Hora 

O Brasil é referência mundial pela qualidade da sua matriz energética renovável e sustentável. Além de ter 60% da sua energia elétrica assegurada pela produção das hidroelétricas, o País desponta na produção eólica e desenvolve seu potencial explorando as fontes solares, do biogás e da biomassa. O tema é um dos destaques do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece esta semana em Brasília.

Além dos resultados atrativos da energia eólica, a produção de energia solar bateu recorde no País em janeiro, ultrapassando 1,1 GW instalados e atendendo a 500 mil residências e 2 milhões de brasileiros, marco atingido apenas por outros 30 países. Para especialistas ouvidos pelo Governo do Brasil, as qualidades climáticas do Brasil do País e os avanços tecnológicos do setor propiciam possibilidade de crescimento.

Outra fonte renovável de destaque, e que tem apenas pequeno percentual do seu potencial explorado, é o biogás. Aos poucos, com avanços na regulamentação ocorridos nos últimos dois anos, a produção se desenvolve. Além da vantagem de ser uma fonte limpa, constante e sem problemas de armazenamento, o biogás produz como resíduo apenas um fertilizante que pode ser utilizado na agricultura, garantindo uma produção sustentável.

Compromisso

Para Ivonice Campos, relações institucionais e governamentais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), participante do painel sobre o tema das energias alternativas desta quarta-feira (21), é preciso reforçar o compromisso com a segurança energética e a universalização do acesso à energia. "A complementaridade das fontes renováveis é o pilar que garante a ampliação e o avanço da sustentabilidade do setor rumo aos cenários previstos em 2030 e 2050", afirma.

Já Marcio Trannin vê outra vantagem: geração de empregos após a padronização das normas para a energia solar. "Temos um conjunto amplo de atores envolvidos na produção fotovoltaica de energia com um crescimento exponencial no mundo. A geração de empregos também é um fator que deve ser destacado, pois temos a estimativa de 25 a 30 empregos criados com a instalação de cada Megawatt."
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok