23/03/2020

Mercado de energia solar triplicou no Brasil no último ano

  Voltar
Câmara Portuguesa 

O Brasil é um país de grande irradiação solar e a cada dia que passa a população está mais consciente e disposta a aproveitar melhor essa possibilidade. Prova disso é que em 2019 o número de instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica triplicou (114 mil sistemas) em relação ao ano de 2018 (35 mil sistemas). Hoje, quase 196 mil brasileiros já usufruem da tecnologia para obter redução de até 95% nas contas de luz e proteção contra aumento no preço da energia elétrica.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Greener, 92,7% desses consumidores alegam ter optado pelo sistema pela economia mensal na conta. Somente no estado de São Paulo, o número de instalações em 2019 cresceu mais 185%, sendo 177,8% em painel solar residencial, 216,4% no comercial e 256,8% em áreas rurais.

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), mesmo avançando no setor, o Brasil ainda tem um número de sistemas pequeno e está uma década atrasado.

Sendo o país com o maior potencial para a produção de energia solar em todo o mundo, com clima amplamente favorável à geração solar, a previsão do órgão é que o número de sistemas conectados à rede cresça 170% este ano e atinja 887 mil em 2024.

As instalações em 2020 também devem atrair investimentos três vezes maiores que em 2019, podendo chegar a 16,4 bilhões de reais.

De acordo com Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da empresa chinesa BYD; 2020 será o ano da energia fotovoltaica no brasil. Consequentemente, empresários apostam na franquia fotovoltaica como modelo de negócio em alta no mercado brasileiro durante os próximos anos.

O número de empresas especializadas no Brasil ainda é pequeno, mas tende a crescer junto com o segmento e ser uma das grandes apostas de investimento para empreendedores.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok