07/12/2016

Secima discute políticas públicas para implantar energia solar em Goiás

  Voltar
A Redação

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vilmar Rocha (Secima) promoveu na manhã desta quarta-feira, (7/12), uma reunião para discutir, dialogar e avançar nas políticas públicas do Estado de Goiás para a geração e o consumo de energia solar.

O Governo já definiu a energia fotovoltaica como uma prioridade e a Secima agora trabalha na elaboração de um pacote de ações que irão compor o Programa Goiás Energias Sustentáveis. 

“Abrimos esse canal de diálogo e discussão porque queremos elaborar um programa com ideias e soluções ousadas, criativas e que coloquem Goiás na ponta”, explicou o secretário Vilmar Rocha. “O governador Marconi Perillo definiu que a energia solar é uma prioridade e nós estamos trabalhando para tornar Goiás uma referência para o país”, ressaltou.

Goiás foi um dos primeiros Estados do Brasil, ao lado de São Paulo e Pernambuco, a isentar de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a produção e consumo de energia de origem solar para micro e mini produtores e consumidores.

Além disso, lembrou o secretário, o governo também já adotou a instalação de painéis fotovoltaicos nos conjuntos habitacionais feitos pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) e trabalha para colocar painéis em prédios públicos como o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica.

Na pauta da reunião desta quarta, o secretário Vilmar Rocha levantou alguns aspectos que precisam ser debatidos para que hajam avanços no setor.

Entre eles, a tributação, financiamentos, isenções fiscais e simplificações nos licenciamentos ambientais para a instalação de usinas solares no Estado.

“Queremos integrar com o setor privado e definir qual será o papel do governo de Goiás neste plano”, disse o titular da Secima. “Temos de definir as políticas e as regras para, de fato, inserir a energia solar na matriz energética de Goiás”.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok