09/10/2020

Unidade de saúde em aldeia indígena é alimentada por energia solar off-grid

  Voltar
Reportagem publicada no Canal Solar 

Unidade de saúde em aldeia indígena é alimentada por energia solar off-grid

A UBS (Unidade Básica de Saúde) da aldeia indígena Avá- Canoeiro, na região de Minaçu (GO), tem sido abastecida com energia solar desde abril deste ano utilizando um sistema fotovoltaico off-grid de 7.035 kWp.

A implantação da usina solar foi viabilizada pela TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A.) por compensação ambiental e fiscalizada pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

A usina fotovoltaica foi instalada pela empresa de engenharia elétrica Fonte Solar no modelo carport, que funciona como um estacionamento seguro para a pick-up da Funai. Além disso, o telhado foi substituído por painéis solares da BYD.

Ao total, são 24 módulos fotovoltaicos de 335 Wp, um controlador de carga 100A e dois inversores Growatt de 5 KVA. Para o armazenamento da energia gerada pela usina, são utilizadas duas baterias de 14,4 kWh. O investimento total foi de R$ 95 mil.

"Todo o projeto foi um grande desafio. Não só para levar os equipamentos para uma área remota, mas também para convencer a tribo toda de que aquele equipamento traria benefícios concretos à aldeia”, conta Natália Maestá, engenheira eletricista e CEO da Fonte Solar.

“Foi extremamente gratificante trabalharmos neste projeto, levando energia limpa e sustentável, além de contribuir para a saúde e perpetuação de um povo tão guerreiro”, acrescentou Natália.

Segundo a Growatt, com o controlador de cargas, o carregamento das baterias deve ser otimizado e continuar uniforme mesmo em dias nublados.

“Nossa equipe de P&D, com mais de uma década de experiência em eletrônica de potência, desenvolveu inversores que podem atender a diferentes requisitos de usinas solares Off-Grid em todo o mundo”, destacou Lisa Zhang, diretora de marketing da Growatt.

O sistema fotovoltaico deve garantir energia para o atendimento da UBS na aldeia indígena, sendo capaz de conservar medicamentos e vacinas refrigerados. Ainda de acordo com a engenheira o sistema está sendo gerenciado remotamente e permite a operação do posto de saúde e o atendimento de saúde aos índios 24 horas.

Em fase final de negociação junto a Funai, a Fonte Solar será responsável pela instalação de um novo sistema para levar a energia solar para as casas da aldeia dos Avá-Canoeiros, assim que a pandemia da Covid-19 passar.
  Voltar
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok