Palavra da ABSOLAR - ANO 01 Nº 01


Prezados associados e amigos da ABSOLAR,

O ano de 2016 foi, sem dúvida, um ano de grandes desafios, com avanços importantes e muito positivos para o setor solar fotovoltaico.

Com dedicação e empenho diligente, nosso setor colheu uma evolução importante no segmento de micro e minigeração distribuída solar fotovoltaica, com um crescimento de 300% entre 2015 e 2016, somando mais de 6580 sistemas de micro e minigeração da fonte solar fotovoltaica até final de novembro de 2016. Com isso, fonte solar fotovoltaica já representa 98,7% de todos os sistemas deste segmento e mais de 47,3 MWp em potência instalada acumulada. Este avanço demonstra claramente a qualidade do ambiente regulatório e a competência das empresas do nosso setor, preparadas para atender aos anseios do consumidor, cada vez mais interessado em gerar a sua própria energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável. As perspectivas de mercado mais recentes já apontam para mais de 8 GW de solar fotovoltaica distribuída no país até 2030.

No segmento de geração centralizada solar fotovoltaica, após a notícia do cancelamento do 2º LER de 2016, a ABSOLAR já deu início a novas negociações com o governo e está trabalhando com afinco para motivá-lo a retomar as contratações de usinas solares fotovoltaicas através de leilões de energia. Adicionalmente, importantes projetos já contratados estão em implantação, com previsão de iniciar suas operações a partir do primeiro semestre de 2017. A entrega destes projetos representará uma contribuição relevante e decisiva para a diversificação sustentável da matriz elétrica brasileira, contribuindo para consolidar a fonte solar fotovoltaica como ferramenta estratégica no atendimento aos compromissos do Brasil junto ao Acordo de Paris, com uma perspectiva de mercado de mais de 17 GW em geração centralizada solar fotovoltaica até 2030.

A cadeia produtiva de nosso setor está se instalando com força no Brasil, dando uma demonstração objetiva de que a decisão de investimentos de longo prazo começa a se concretizar para diversos grandes “players” nacionais e internacionais, que estão investindo e acreditando no forte crescimento do nosso setor nos próximos anos.

Somada a estas importantes evoluções, temos uma ABSOLAR cada vez mais fortalecida, dinâmica e representativa de nosso setor, que congrega os interesses do setor solar fotovoltaico e trabalha com afinco junto às instituições públicas e privadas, buscando desbravar novos caminhos e mercados e acelerar o crescimento e desenvolvimento do setor para todos.

Muito ainda precisará ser feito e temos clareza que os desafios do futuro são proporcionais às grandes oportunidades, porém unidos com determinação e sabedoria continuaremos prosperando e avançando rumo a um Brasil cada vez mais conectado ao sol.
 
Em nome da ABSOLAR, desejamos a todos boas festas, muita paz e um excelente ano novo! Que 2017 seja muito ensolarado e pleno de realizações de prosperidade. 


                                                                                               
 
  Dr. Rodrigo Lopes Sauaia                                                                                                                      Nelson Colaferro Júnior
  Presidente Executivo                                                                                                                             Presidente do Conselho

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok