Reunião ABSOLAR com a ANEEL

Diante do cancelamento dos LERs de 2016 e publicação da Nota Técnica da EPE Nº EPE-DEE-RE-105/2016 no dia 19 de dezembro de 2016, a ABSOLAR contratou, estudo da Engenho Consultoria com o objetivo de mostrar à EPE e ao MME, uma visão atualizada sobre oferta e demanda de energia elétrica nos próximos anos no país, bem como sobre a importância da energia de reserva para atendimento à demanda sem onerar os consumidores.

O estudo foi objeto de uma longa reportagem na segunda página do Valor Econômico no dia 10/02/2017. Adicionalmente, a ABSOLAR realizou reuniões com diferentes representantes governamentais, apresentando o resultado deste trabalho às principais lideranças do setor elétrico brasileiro: MME, EPE e ANEEL e suas equipes.

Desse modo, demos amplo conhecimento às lideranças do setor elétrico brasileiro sobre os resultados do estudo encomendado pela ABSOLAR. A receptividade do governo tem sido positiva ao material, em especial com a percepção de que a energia de reserva pode ajudar a evitar custos aos consumidores.
 
ANEEL (Diretores e Superintendências)

Contamos com a presença dos Diretores Romeu Rufino, André Pepitone, Tiago Correa e Reive, juntamente com três superintendências da Agência.

Os Diretores agradeceram a apresentação e consideraram o trabalho muito oportuno. Dr. Romeu Rufino apontou que não é responsabilidade direta da ANEEL o planejamento da contratação de energia, mas que eles acompanham com interesse e atenção o tema, pois reflete no preço ao consumidor e à população. Também frisou que a ANEEL acompanha a execução e entrega dos projetos contratados, questionando se os projetos atrasados deveriam ou não voltar ao deck do planejador.

Dr. Reive mencionou que todas as fontes de energia são bem-vindas e necessárias ao país e mencionou que a solar deve seguir a mesma trajetória de sucesso do setor eólico brasileiro e lamentou o cancelamento do 2° LER 2016 às vésperas do certame. 

Nossa visão é de que a reunião foi bastante positiva e fortaleceu o canal de diálogo e a credibilidade do trabalho da ABSOLAR junto à ANEEL.
 

 

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok