14/07/21 | São Paulo
Reportagem publicada no Canal Solar
Números ainda apontam que a quantidade de sistemas instalados também registrou crescimento absoluto de mais de 40.000% no período
A capacidade instalada de geração distribuída solar cresceu mais de 1,3 mil vezes no meio rural nos últimos cinco anos, saltando de 0,58 MW para 791,32 MW entre os meses de junho de 2016 e de 2021.
O levantamento foi realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica),com base nos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O estudo também identificou que, no mesmo período analisado, a quantidade de sistemas fotovoltaicos instalados em território nacional aumentou de 91 para 37.030, o que representou um crescimento absoluto de mais de 40.000%.
O crescimento do setor entre os proprietários rurais pode ser explicado por alguns fatores, como a facilitação ao acesso e compra de sistemas de energia solar fotovoltaicos e também aos preços que, atualmente, estão mais acessíveis para os consumidores do que em anos anteriores.
Na semana passada, uma reportagem do Canal Solar mostrou que a expansão do agronegócio vem atraindo investimentos de empresas do setor solar, como a Renovigi, que começou a fornecer condições para aquisição de sistemas fotovoltaicos por meio da plataforma de negócios Broto, do BB Seguros.
Além dos auxílios e da queda de preço dos sistemas, a solar também se tornou uma importante ferramenta para os produtores, que, com a compra dos painéis, conseguem reduzir seus gastos com a conta de luz e aplicar o dinheiro economizado em outras tecnologias.
Somente em 2020, o setor de agronegócio foi responsável pelo aumento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 6,1% na comparação com o ano anterior. O aumento teve relação direta com a utilização de novas tecnologias de precisão e que realizam trabalhos mais eficientes.