27/07/22 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Brasil Energia
Estudo da Greener mostra que mineração, química e serviços, siderurgia e metalurgia são os segmentos que registraram maior busca por energia solar desde 2018
Os contratos de compra e venda de energia solar fotovoltaica de longo prazo, ou PPAs (na sigla em inglês), acumularam, de 2018 a junho deste ano, 11,2 GWp no mercado livre. De acordo com estudo da Greener, esse volume corresponde a um investimento superior a R$ 43 bilhões.
Do total, 5,7 GWp já estão em andamento e/ou operação. A cadeia de fornecimento também apresentou avanço, fechando 4,3 GWp de contratos de módulos fotovoltaicos em 12 meses.
Mineração, química e serviços, siderurgia e metalurgia são os segmentos que mais têm demandado contratos de energia solar.
Os empreendimentos de geração remota também devem contribuir para a expansão do mercado, incentivados pelas mudanças regulatórias para atender modelos de energia por assinatura, conhecida como geração compartilhada, o que deve atrair importante volume de investimentos neste ano e em 2023, segundo a consultoria.
“Nos últimos meses, em decorrência do cenário econômico global e do país, o ritmo de expansão caiu ligeiramente, mas a expectativa é de que ele rapidamente recupere o vigor”, observou Marcio Takata, diretor da Greener.