19/07/17 | São Paulo
Desta vez mais ativamente, uma vez que o presidente desta câmara, Dr.Luis Cortez, também professor e pesquisador da UNICAMP, foi conferencista e moderador do painel “A matriz energética baseada na bioenergia”.
Juntamente com Marcos Landel, pesquisador do IAC-Instituto Agronômico de Campinas–Centro Cana, e Gonçalo Pereira, Diretor do CTBE, o trio evidenciou os avanços tecnológicos na cultura canavieira para uma muito maior produtividade de bioenergia, o caminhão flex diesel-biogás, o desenvolvimento da segunda geração de etanol e os biocombustíveis para fins aeronáuticos e navais.
A abertura do evento ficou a cargo do organizador, Sylvino de Godoy Neto, presidente do grupo RAC, e do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que destacaram as necessidades de discussões como esta, envolvendo o setor público e os representantes dos setores produtivos de óleo e gás, hidrelétrica, energia eólica, solar e bioenergia, objetivando acelerar as melhorias necessárias para uma matriz energética mais eficiente e renovável no Brasil.
A primeira conferência foi ministrada pelo Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, que proferiu uma verdadeira aula sobre a matriz energética do nosso estado e os planos para modernização e expansão.
Na parte da tarde, ocorreram as conferências sobre energia eólica, com Elbia Silva Gannoum Melo, Presidente da ABEEolica – Associação Brasileira de Energia Eólica, e sobre energia fotovoltáica, com Rodrigo Sauaia, Presidente da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Fotovoltáica.
O evento foi finalizado com uma mesa redonda de debates entre todos os painelistas com perguntas da platéia.
O evento foi também prestigiado pelo presidente honorário da CCC&R, Dr. Romeu Santini, os diretores Márcio Barbado e Cleber Giorgetti, e a coordenadora do Conselho das Mulheres Empreendedoras, Suzy Pereira, nas fotos abaixo ladeando o Secretário de Desenvolvimento de Campinas, André Von Zuben.
http://bit.ly/2uAD5mh