18/02/23 | São Paulo
Reportagem publicada pela Casa Cor
O edifício conta com uma seleção de materiais sustentáveis: 15 itens ao total, entre materiais certificados e produtos de baixo impacto ambiental
O IDEA Bagé , edifício localizado no Bairro Petrópolis, de Porto Alegre , recebeu a certificação GBC Brasil Condomínio® Platina do Green Building Council Brasil. Este é o primeiro empreendimento residencial do Brasil a receber a validação na categoria Platina, a mais elevada.
O empreendimento atingiu 91 dos 110 pontos possíveis na análise, como conta Mauro Touguinha , engenheiro e sócio da Capitânia , incorporadora que desenvolveu o conceito IDEA, de edifícios focados em sustentabilidade desde a concepção e construção até o dia a dia dos moradores.
Quem reconheceu o diferencial foi o GBC Brasil , organização sem fins lucrativos que faz parte do movimento global World Green Building Council , presente em mais de 70 países ao redor do mundo. O GBC tem a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional da construção civil, com foco na sustentabilidade socioambiental.
A Certificação GBC Brasil Condomínio® é voltada para o mercado imobiliário residencial do país e visa promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar objetivos como mitigação dos impactos da mudança climática, melhoraria da saúde humana e bem estar do morador, proteção e restauração de recursos hídricos e desenvolvimento da economia verde.
O edifício conta com uma seleção de materiais sustentáveis : são 15 itens, entre materiais certificados e declarações ambientais de produto informando sobre seu ciclo de vida e baixo impacto ambiental.
Além disso, a redução de custos pelo uso eficiente da água, fontes de aquecimento solar e iluminação natural e outras tecnologias geram valorização patrimonial e receita extra para o condomínio.
O condomínio alia tecnologia, automação e internet das coisas, com diferenciais sustentáveis exclusivos: sistema de painéis fotovoltaicos com capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do edifício e ainda abastecer em torno de 30% da energia dos apartamentos.
Também apresenta sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e melhoria do conforto térmico , vidros que reduzem a entrada de calor e que bloqueiam os raios ultravioleta; e oferece bicicletário, portaria autônoma virtual e iluminação 100% em LED.