24/05/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Jornal de Barueri
O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, o Cinesolar, chega a Barueri com sessões gratuitas para a população. Na programação, também haverá oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
Com patrocínio da Ecolab e apoio da prefeitura, serão exibidos curtas-metragens e o filme “WALL-E”, de sexta a domingo (26 a 28), em três bairros da cidade: Jardim Maria Cristina, Jardim dos Altos e Engenho Novo (confira abaixo).
As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura.
O furgão
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.
Com infográficos, iluminação e decoração especial, feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma; o veículo mostra de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Programação das Sessões
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Sexta-feira (26/05)
Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
20h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Quadra de Esportes – Rua Ilha Bela, s/n – Jardim Maria Cristina
Sábado (27/05)
Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
20h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Conjunto Habitacional Jardim dos Altos – Rua Primavera, s/n – Jardim dos Altos
Domingo (28/05)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
19h – 2ª sessão: filme ‘WALL-E’
Local: Quadra de Esportes – Rua Penedo, s/n – Vila Engenho Novo
SINOPSES DOS FILMES
1ª sessão
‘Brinquedo Novo’ – Direção: Rogério Boechat – Animação – Brasil/2017 – 6 min
Curta sobre consumo consciente.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – Animação/2019 – Livre – 10 min
Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘Um Rio’ – Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek – Animação – Brasil/2012 – 4 min
O curta apresenta a importância do rio e sua memória afetiva.
‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Animação – Portugal/2012 – Livre – 10 min
Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.
‘Gente Grande’ – Direção: Walkir Fernandes – Animação – Brasil/2012 – 1 min
‘Sobre amizade e bicicletas’ – Direção: Julia Vidal, Brasil/2022 – 12 min
Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual.
Audiodescrição, closed caption, libras
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
‘WALL-E’ – Direção: Andrew Stanton – Infantil/Aventura – 1h38m – Livre/2008
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.