25/03/20 | São Paulo
Acabamos de atingir a marca de 200 mil conexões de energia solar no Brasil. O número de instalações foi divulgado na última sexta-feira (13) pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Ao todo, são 2,3 gigawatts de potência instalada da fonte solar. As instalações se iniciaram no Brasil em 2012 e tiveram avanço constante. No entanto, apesar do grande potencial que o Brasil possui, a energia fotovoltaica ainda continua tímida.
De acordo com a associação, o Brasil conta hoje com 84,4 milhões de consumidores de energia elétrica e apenas 0,3% deles são painéis fotovoltaicos.
Enquanto possuímos 200 mil conexões de energia solar no Brasil, países como Austrália, China, Estados Unidos e Japão contam com mais de 2 milhões de conexões.
De acordo com a ABSOLAR, o próximo passo é construir um marco legal do setor. Isso para desfazer a insegurança jurídica e reforçar a confiança da sociedade no mercado.
A associação acredita que há boas perspectivas para melhoras do setor no país, já que o Governo Federal e o Congresso Nacional sinalizaram a possível criação de ações para uma maior geração de energia solar.