20/06/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Canal Solar
Após três dias de feiras comerciais, conferências e fóruns, a principal plataforma europeia do setor de energia registrou números impressionantes: 2.469 expositores de 57 países apresentaram seus produtos e soluções em uma área de exposição de 180.000 m² , distribuídos em 17 pavilhões e uma área ao ar livre
No total, mais de 106.000 visitantes de 166 países estiveram presentes em Munique . Além disso, as conferências e eventos relacionados também alcançaram recordes, com a participação de mais de 2.000 pessoas de todo o mundo. A Smarter E Europe 2023 foi, portanto, o maior e mais internacional evento já realizado , pavimentando o caminho para um fornecimento contínuo de energia renovável. A data para a próxima edição já foi anunciada: de 19 a 21 de junho de 2024 , em Munique.
Tanto a indústria de energia quanto a de mobilidade estão passando por mudanças radicais. A demanda por energia renovável, capaz de fornecer uma fonte sustentável 24 horas por dia, está crescendo exponencialmente. É por isso que a The smarter E Europe acertou em cheio com sua abordagem inovadora de feira comercial integrada, e os resultados deste ano comprovam esse sucesso.
Com a participação de 2.469 expositores de 57 países, mais de 106.000 visitantes de 166 nações e mais de 2.000 participantes em conferências e eventos complementares, a The smarter E Europe 2023 estabeleceu recordes em termos de escala e internacionalidade.
Durante os dias de exposição, conferências e fóruns, o foco principal foi em inovações, modelos de negócios e tendências relacionadas à economia de energia renovável e mobilidade elétrica. Após uma abertura marcante, com a presença de convidados ilustres, as empresas apresentaram soluções e produtos inovadores que estão moldando o novo cenário da energia e da mobilidade para um público internacional especializado.
O principal enfoque foi dado às soluções que permitem a integração inteligente dos setores de eletricidade, aquecimento e mobilidade. Foram discutidas, por exemplo, possibilidades de combinar energia fotovoltaica, sistemas de armazenamento térmico, bombas de calor e veículos elétricos, integrando-os em uma rede inteligente.