31/07/23 | São Paulo
Em 2022, a Alemanha instalou cerca de 7 GW de energia solar fotovoltaica. Agora, para 2030, o objetivo é bem maior, alcançar 215 GW instalados.
Contudo, isso deve exigir uma significativa expansão. Só que o governo já tem um plano bem ambicioso em mente envolvendo painéis solares. Ele também busca investir nas Redes Elétricas e no fabrico local para promover a transição energética.
Podemos estar começando a presenciar uma revolução na produção de energia elétrica global, com esse país inpirando muitos outros com recursos solares abundantes. Saiba mais neste texto do Engenharia 360!
Como a Alemanha planeja alcançar suas metas de energia solar fotovoltaica até 2030?
Para alcançar a meta estabelecida, o governo alemão pretende adotar várias medidas, incluindo a instalação de painéis solares em todos os espaços disponíveis. Aliás, uma das bandeiras da iniciativa é permitir que inquilinos instalem painéis solares em casas que não são de sua propriedade, reduzindo as burocracias para facilitar a adoção da energia solar.
Atualmente, a Alemanha já possui 250.000 sistemas de painéis solares instalados em varandas, totalizando 100 MW de capacidade. A ideia é que, ao apostar na instalação em varandas, a energia solar se torne mais acessível e atraente para toda a população, impulsionando a transição energética.
Nesse contexto, o governo alemão reconhece que investir na revisão da legislação, no reforço das redes elétricas de transporte e distribuição e no fabrico local do equipamento pela indústria alemã são fatores críticos para assegurar a meta. A conexão com o sistema científico também é mencionada para garantir a evolução tecnológica e criar vantagem competitiva em relação aos fabricantes da China.
Quais espaços estão sendo considerados para a instalação de painéis solares fotovoltaicos na Alemanha?
Na Alemanha, estão sendo considerados diversos espaços para a instalação de painéis solares fotovoltaicos como parte da estratégia de crescimento exponencial da energia solar fotovoltaica no país. Esses espaços incluem:
Telhados de fábricas e residências.
Varandas de edifícios residenciais e comerciais.
Áreas rurais para instalação de sistemas agrovoltaicos.
A instalação de painéis solares nas varandas é uma estratégia crucial na Alemanha, motivada por várias razões. Primeiramente, destaca-se a facilidade de instalação desses painéis, pois requerem poucas intervenções estruturais nos edifícios, tornando o processo mais simples e ágil. Além disso, a questão do baixo custo é uma vantagem significativa, uma vez que esses sistemas são relativamente acessíveis em termos financeiros, tornando a energia solar uma alternativa viável para uma ampla parcela da população.
A característica de modularidade também é um fator relevante nessa estratégia. Os sistemas instalados nas varandas são projetados como equipamentos modulares de baixa potência, normalmente variando entre 300 e 600 watts, o que possibilita que os proprietários comecem com um pequeno sistema e, posteriormente, o ampliem de acordo com suas necessidades e capacidades financeiras.