Viçosa do Ceará ganha primeira bomba de irrigação movida à energia solar; entenda

12/09/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Opinião CE

Parceria entre CVT Viçosa do Ceará, Ematerce e associação de moradores visa impulsionar a agricultura local e reduzir custos energéticos

A Comunidade de Vambira II, localizada em Viçosa do Ceará, deu um passo importante em direção à agricultura sustentável ao realizar a instalação da primeira bomba de irrigação movida à energia solar. A iniciativa, fruto da parceria entre o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Viçosa do Ceará , a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Associação de Moradores da Comunidade , visa avaliar o desempenho da bomba alimentada por painéis fotovoltaicos na irrigação de plantações locais. A instalação aconteceu na última terça-feira, 5.

Conforme o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) , o projeto tem um objetivo claro: aumentar a produtividade da agricultura na região, reduzindo os custos com energia elétrica e promovendo o uso de energias renováveis. Na Comunidade de Vambira II, conforme o Instituto, há uma variedade de frutas e verduras cultivadas tanto para consumo local quanto para o mercado regional. A introdução da irrigação por aspersão e gotejamento, alimentada pela energia solar, promete otimizar o processo de cultivo.

A iniciativa não se limita à instalação da bomba de irrigação movida a energia solar, conforme destacou Acrísio Sena , presidente do CENTEC, em entrevista ao OPINIÃO CE . “Além dessa experiência que estamos travando, há um debate sobre a criação de poços profundos movidos à energia solar. Esse é um debate que estamos levando para a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), embora ainda esteja em fase de estudos” , disse.

O esforço conjunto entre CVT e Ematerce tem levado aos moradores da comunidade de Vambira II, capacitação técnica e apoio na gestão dos recursos hídricos, além de assistência técnica e extensão rural. As ações também partem dos moradores, que coordenam os esforços dos agricultores locais, fortalecendo o cooperativismo como uma ferramenta para um futuro mais sustentável.

CVTs

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são mantidos pela S ecretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) , por meio do Centec. Esses equipamentos atuam na promoção da educação profissional e do desenvolvimento sustentável em diversas cidades cearenses. Para isso, oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnico de nível médio e de formação inicial e continuada , em áreas como desenvolvimento ambiental, hidroagrícola, pecuária, agroindustrial, eletromecânica, turismo e tecnologia da informação. Atualmente, existem 28 CVTs em todo o estado do Ceará.