18/10/23 | São Paulo
Reportagem publicada no Canal Energia
Parceria visa ajudar a combater as mudanças climáticas e reforçar o desenvolvimento dos mercados fotovoltaicos nos dois países
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) assinou um acordo de cooperação com o Syndicat Des Énergies Renouvelables (SER), organização francesa que representa energia renovável, armazenamento de energia elétrica e outras tecnologias sustentáveis. A parceria visa reforçar a colaboração internacional entre os setores solares dos dois países, a fim de promover o desenvolvimento, crescimento e uso de energia solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas (incluindo armazenamento de energia, hidrogênio verde, microrredes, minirredes, geração de base de eletricidade renovável e outros) na luta contra as alterações climáticas.
O acordo, celebrado durante a Intersolar Europe, realizada em Munique, na Alemanha, na metade do ano, visa acelerar o desenvolvimento dos mercados de energia solar nos dois países, fomentar o intercâmbio tecnológico e o comércio, bem como ampliar a atração de novos investimentos, gerando emprego e renda e criando oportunidades de negócios em energia solar nos dois países.
Segundo a Absolar, o mercado francês de energia solar fotovoltaica é um dos mais robustos da Europa e uma referência tecnológica mundial em energias renováveis, o que torna a relação com o Brasil ainda mais relevante no processo de desenvolvimento sustentável. A França é um dos principais parceiros comerciais de longa data do Brasil, com inúmeras empresas e investimentos franceses já ativos nos setores de energia renovável e eletricidade no Brasil. Além disso, Brasil e França possuem fortes afinidades culturais e históricas que ajudam a catalisar a troca de experiências, melhores práticas e recomendações entre os dois países.