19/10/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Portal Solar
País conta com mais de 10 GW de capacidade instalada na geração centralizada, modalidade composta por grandes empreendimentos fotovoltaicos
O Brasil conta com mais de 34 GW de capacidade instalada de energia solar. Desse total, quase 24 GW correspondem a sistemas de pequeno porte instalados em residências e comércios, no segmento de geração distribuída.
A potência operacional restante, pouco mais de 10,5 GW, se refere a grandes usinas fotovoltaicas de geração centralizada. Esses empreendimentos estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e fornecem eletricidade para os mercados regulado e livre de energia do país.
A maior parte das usinas solares de geração centralizada estão instaladas na região Nordeste e em Minas Gerais e integram grandes complexos. Conheça os principais empreendimentos do país.
Cluster de Serra Branca
Desenvolvido pela Voltalia no Rio Grande do Norte, o Cluster de Serra Branca agrupa usinas de energia solar e eólica que, em conjunto, totalizam 2,4 GW de capacidade instalada. Integram o complexo as usinas Serra do Mel I e II, as duas maiores unidades de geração fotovoltaica do Brasil.
Sol do Sertão
O projeto Sol do Sertão, construído pela Essentia Energia na Bahia, totaliza 474 MW de capacidade instalada. Com oito usinas, o projeto conta com mais de um milhão de módulos bifaciais, 9 mil rastreadores e 122 inversores e ocupa uma área de mais de 1 mil hectares.
Complexo Solar Luzia
Construído pela Neoenergia na Paraíba, o Complexo Solar Luzia tem capacidade instalada de 149,3 MW. Inaugurado em março de 2023, o projeto possui sinergia operacional com empreendimentos eólicos e de transmissão que a empresa tem na região.
Complexo Solar Serra do Mato
O Complexo Solar Serra do Mato está localizado no Ceará e totaliza 124 MW de capacidade instalada. Desenvolvido pela Qair Brasil, o projeto teve construção iniciada em 2022 e conta com mais de 220 mil painéis solares.
Complexo Solar Janaúba
Localizado no norte de Minas Gerais, o Complexo Solar de Janaúba é um dos maiores parques solares da América Latina, com 1,2 GW de capacidade instalada. O projeto da Elera Renováveis conta com 20 usinas fotovoltaicas e 2,2 milhões de painéis solares, ocupando uma área de mais de 3 mil hectares.
Confira as 10 maiores usinas de energia solar do país
Posição Usina Complexo Município Potência
1ª Serra do Mel I Cluster de Serra Branca Serra do Mel (RN) 137,4 MW
2ª Serra do Mel II Cluster de Serra Branca Serra do Mel (RN) 103,1 MW
3ª Sol do Sertão VII Sol do Sertão Oliveira dos Brejinhos (BA) 95,2 MW
4ª Sol do Sertão XIII Sol do Sertão Oliveira dos Brejinhos (BA) 74,8 MW
5ª Luzia 2 Complexo Solar Luzia Complexo Solar Luzia 58,9 MW
6ª Luzia 3 Complexo Solar Luzia Complexo Solar Luzia 58,9 MW
7ª Sol do Sertão XII Sol do Sertão Sol do Sertão 54,4 MW
8ª Terra do Sol VII Sol do Sertão Sol do Sertão 54,4 MW
9ª Serra do Mato IV Complexo Solar Serra do Mato Complexo Solar Serra do Mato 54,1 MW
10ª Janaúba 3 Complexo Solar Janaúba Complexo Solar Janaúba 51,4 MW