24/10/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Contramarco
Grupo Alife Nino, que possui uma rede de bares e restaurantes, fecha contrato para receber eletricidade limpa das usinas fotovoltaicas em 16 estabelecimentos da capital paulista
O volume de contratos para fornecimento de energia solar por assinatura tem crescido de forma exponencial entre bares e restaurantes de São Paulo, impulsionado pelos aumentos constantes nas tarifas de energia elétrica, que sempre superam os índices oficiais de inflação, e pela facilidade tecnológica de acessar, sem investimento prévio, eletricidade limpa, sustentável e mais barata.
Este é o caso da adesão em massa dos estabelecimentos do Grupo Alife Nino, famosa rede de bares e restaurantes que inclui marcas renomadas como Nino Cucina e Tatu Bola. O grupo acaba de fechar um contrato com a Sun Mobi, enertech pioneira na geração remota de usinas fotovoltaicas, para suprimento de energia solar a 16 estabelecimentos da rede na capital paulista.
O fornecimento de energia limpa para a rede do grupo será feito pelas usinas fotovoltaicas da Sun Mobi localizadas na grande São Paulo, em Caieiras, e no interior do Paraná, em Assaí e Palotina. O contrato de suprimento é de 2.086 MWh/ano de geração fotovoltaica, que evitará a emissão de mais de 70 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a 1.080 árvores plantadas ou 6,5 mil m² de reflorestamento por ano.
“Esta parceria reflete a nossa postura proativa no desenvolvimento da geração de energia limpa, no sentido de reduzir o impacto das mudanças climáticas, bem como serve para inspirar outros a agirem também. A mudança depende muito de uma sociedade engajada em criar uma economia mais sustentável”, comenta Flavio Sarahyba, VP de Relações Institucionais, Novos Negócios e ESG do Grupo Alife Nino.
“Esse tipo de contrato de fornecimento de energia por assinatura tem crescido exponencialmente no país, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão”, explica Guilherme Susteras, sócio-diretor da Sun Mobi. Nossa proposta é, a partir de medidas de eficiência energética e uso de novas tecnologias para aquisição de créditos de energia limpa, garantir economia, sustentabilidade e maior competitividade dos negócios”, acrescenta.
“Cada vez mais, os pequenos negócios buscam por mais eficiência, rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade. A energia solar por assinatura e boas práticas quanto ao uso correto da eletricidade são algumas soluções que ampliam a competitividade e a sustentabilidade nos pequenos negócios brasileiros”, aponta o sócio-diretor da Sun Mobi.