ABSOLAR representa setor solar brasileiro na COP28 e participa de diversos eventos, encontros e debates

08/12/23 | São Paulo

Atualização: Quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

A associação esteve em Dubai, nos Emirados Árabes, para acompanhar a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28). O Conselheiro da ABSOLAR, Rodrigo Pedroso, participou de diversos painéis e acompanhou a assinatura do texto final da conferência, que revelou o compromisso de triplicar o uso de energias renováveis no mundo e de duplicar a eficiência energética nos próximos sete anos. Confira a cobertura completa da ABSOLAR:

Último dia da conferência e assinatura do texto final

O documento assinado na COP28 traz uma grande oportunidade para o Brasil se posicionar como liderança e protagonista neste processo, a partir de seus vastos recursos naturais renováveis. O acordo final reconhece o papel estratégico das fontes renováveis, em especial da solar fotovoltaica, na redução de emissões de gases de efeito estufa e no combate às mudanças climáticas. No entanto, é identificada a ausência de um compromisso explícito de eliminação gradativa dos combustíveis fósseis. Por isso, espera-se que os compromissos assumidos pelos países evoluam na COP29, que será realizada no Azerbaijão, em 2024. Confira mais informações nos vídeos:


Painéis e debates

Rodrigo Pedro participou de diversos painéis sobre networking no setor solar e capacidade das fontes renováveis de energia até 2030, do Global Solar Council (GSC), e falou sobre pequenos negócios na governança climática, no encontro promovido pelo Sebrae, além de outros debates da International Solar Alliance (ISA) e do International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI). Confira abaixo:


Confira algumas imagens:

Painel da International Solar Alliance
Painel do International Council for Local Environmental Initiatives
Painel do Sebrae