13/12/23 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Canal Solar
Propriedade investiu em solar com baterias visando eficiência energética e redução da dependência de geradores a diesel
Com o objetivo de fornecer energia ininterrupta para a irrigação das plantações e garantir a produção agrícola, uma fazenda , localizada na região norte da província de Limpopo, na África do Sul , recebeu a instalação de uma usina solar off-grid.
Devido à sua localização remota , a propriedade não consegue se conectar à rede da Eskom , responsável por mais de 90% do suprimento de energia elétrica do país, o que afeta gravemente a irrigação programada das plantações.
Ao todo, o sistema de 800 kW conta com os seguintes equipamentos:
– Um inversor de bateria ATESS 630 kW PCS630;
– Quatro controladores de carga solar ATESS PBD250;
– Baterias de lítio de 1000 kWh;
– Gerador de 650 kVA.
“Essa usina off-grid fornece à fazenda uma fonte constante de energia renovável, permitindo que ela regue as plantações com eficiência e reduzindo a dependência de geradores a diesel. A abordagem ecológica não apenas minimiza as altas despesas com combustível, mas também contribui consideravelmente para os esforços de proteção ambiental”, destacou a ATESS Power.
Desde 2021, houve um aumento notável na demanda por instalações solares no setor agrícola, em grande parte impulsionado pelas deficiências da rede elétrica nacional da África do Sul. O aumento dos custos de eletricidade alimentou ainda mais esse crescimento no segmento fotovoltaico.
“Para os agricultores, investir em tecnologia fotovoltaica é uma medida calculada que visa evitar a perda de safras devido à irrigação não confiável. Como os mesmos mantêm níveis de produção estáveis, eles podem pagar gradualmente seus sistemas solares”, disse a empresa.
“De modo geral, essa mudança em direção a alternativas sustentáveis beneficia a agricultura local, melhorando a produtividade e, em última análise, aumentando a renda dos agricultores no longo prazo”, concluíram.
Energia solar na África do Sul
Com uma das maiores concentrações de recursos solares do mundo, a África do Sul oferece uma fonte abundante de energia prontamente disponível. Todo o continente africano, incluindo as regiões do sul, desfruta de sol o ano inteiro. Como resultado, a média anual de radiação solar global de 24 horas da África do Sul é de 220 W/m2.