07/04/24 | São Paulo
O Nordeste superou recentemente a marca de 5,4 GW de potência instalada em energia solar da modalidade de geração distribuída. São 519 mil sistemas fotovoltaicos e 769 mil consumidores beneficiados pela tecnologia.
Por Victor Ximenes
Reportagem publicada pelo Diário Nordeste
As perspectivas de “Evolução da geração distribuída na região Nordeste” serão tema de debate no Intersolar Summit Nordeste, evento a ser realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Fortaleza.
Discutirão o tema o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Dr. Rodrigo Lopes Sauaia, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), Luiz Carlos Queiroz debaterão a “Evolução da geração distribuída na região Nordeste”.
Levantamento da plataforma Meu Financiamento Solar aponta que o setor já gerou mais de 155 mil empregos diretos e indiretos em todos os estados nordestinos. O Ceará ocupa o segundo lugar na potência instalada em GD no Nordeste, com 833,8 MW de potência instalada.
O summit terá ainda discussões sobre geração centralizada, hidrogênio verde, armazenamento de energia, perspectivas para o sistema elétrico com alta inserção de energias renováveis e mobilidade elétrica. São esperadas 5000 pessoas na feira, que terá visitação gratuita, e 500 no congresso técnico.