22/04/24 | São Paulo
Reportagem publicada no Canal Solar
O Brasil já adicionou mais de 4 GW de potência na fonte solar neste ano.
Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) o Brasil ultrapassou a marca de 42 GW de potência instalada da fonte solar no país. Este valor engloba tanto as usinas de mini e microgeração em GD (geração distribuída) quanto as de usinas de grande porte em GC (geração centralizada).
A GD representa a maior parte deste montante, cerca de 28,66 GW, quase 70% do valor total. Enquanto isso, grandes usinas são responsáveis por 13,48 GW da capacidade instalada no país.
No final de 2023 , a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) que a fonte solar chegaria a 45 GW até o final de 2024, valor que tende a ser ultrapassado com uma certa facilidade
Geração Distribuída
No segmento de GD solar , o Brasil possui hoje mais de 2,5 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados. Além disso, neste mês, o país ultrapassou dois milhões de residências com energia solar.
O segmento traz hoje economia para mais de 3,6 milhões de UCs (unidades consumidoras), com as classes de consumo mais beneficiadas sendo a residencial, comercial e rural
Geração Centralizada
Hoje, o Brasil conta com 13,48 GW de potência nas grandes usinas em operação , além de outros 129,5 GW outorgados a outros projetos.
Deste valor, 6,4 GW estão destinados a usinas que já estão em construção . Enquanto outros 123,1 GW são de empreendimentos que ainda não estão em construção
Todos os 26 estados além do DF (Distrito Federal) possuem ao menos uma grande usina em operação neste momento. Minas Gerais se destaca com mais de 4,3 GW no segmento, cerca de 30% da capacidade das grandes usinas no país.
Outros estados com, pelo menos, 1 GW são: Bahia (2GW), Piauí (1,87 GW), Ceará (1,25 GW), Rio Grande do Norte (1,1 GW) e Pernambuco (1,09 GW).