23/04/24 | São Paulo
Nesta terça-feira, 23 de abril, o Presidente Executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, recebeu o Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, e o Vice-Ministro da REDIEX (órgão de atração de investimentos do governo do Paraguai), Rodrigo Maluff.
Na reunião, a ABSOLAR apresentou o caso de sucesso brasileiro no desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica, tanto na geração distribuída, quanto na geração centralizada, bem como o trabalho da Associação pelo avanço das tecnologias de armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde no País.
A reunião também abordou a abertura do mercado paraguaio de energia elétrica para a participação do setor privado, tanto local quanto estrangeiro. Recentemente, o Paraguai regulamentou uma lei de fomento para a geração, desenvolvimento e uso de energia elétrica de fontes renováveis, o que representa uma oportunidade para empresas brasileiras interessadas em fazer negócios no país vizinho.
Esses passos representam um avanço significativo para o Paraguai, no sentido de modernizar sua infraestrutura energética e atrair investimentos que possam impulsionar seu desenvolvimento sustentável.
O Paraguai tem um dos crescimentos de consumo de energia elétrica mais altos da região, acima de 6% ao ano.