24/04/24 | São Paulo
Nesta terça-feira, 23 de abril, a ABSOLAR esteve reunida com a Casa de Rating Fitch, onde foram apresentadas todas as prioridades do GT Financiamento 2024. Durante o encontro, foram abordados os seguintes pontos:
Regulamentação do REIDI e Projetos Prioritários: A ABSOLAR está empenhada em trabalhar pela regulamentação do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) e Projetos Prioritários, especialmente no que diz respeito às debêntures.
Construção de relações com Casas de Rating: A ABSOLAR busca estabelecer parcerias estratégicas com casas de rating para a geração distribuída (GD), visando incentivar a educação sobre o setor e demonstrar a segurança dos projetos, visando aprimorar a avaliação de risco para potenciais investidores.
Facilitação de diálogos com entidades de financiamento: Outra prioridade é promover diálogos estratégicos com as principais entidades de financiamento do setor energético, com o intuito de esclarecer alocações e métricas, buscando ampliar a disponibilidade de recursos e simplificar processos de aprovação nos Fundos Constitucionais.
Além disso, durante a reunião, foram apresentados dados sobre a capacidade instalada da matriz elétrica brasileira e os avanços da energia solar fotovoltaica desde 2012. Foram detalhadas discussões regulatórias e principais destaques, como a Geração Compartilhada, o Constrained-off, debêntures de infraestrutura e incentivadas, além da simplificação de processos e ampliação dos créditos para as linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB).
Destacou-se também o programa de certificação de qualidade da ABSOLAR, que visa proporcionar mais segurança e confiança, gerando um diferencial competitivo para as empresas certificadas. Os requisitos desse programa abordam aspectos como regularidade, processos operacionais – com ênfase na análise de crédito para geração compartilhada – e qualificação de equipes.
A Casa de Rating Fitch demonstrou um grande interesse na ABSOLAR, realizando perguntas sobre temas como inversão de fluxo, constrained-off e geração compartilhada, buscando compreender melhor a parte técnica e o status atual dessas iniciativas. Como resultado, a ABSOLAR foi convidada para participar de um webinar no dia 30 de abril, onde serão discutidos temas relacionados à Mini e Microgeração Distribuída (MMGD) e geração compartilhada.
Esses esforços vêm de iniciativas da ABSOLAR para buscar diálogos e uma maior aproximação com casas de Rating, como a reunião já feita com a Moody’s, dia 22 de março, e outras futuras para estreitar relações.