26/06/24 | São Paulo
Artigo publicado no Fotovolt
Por: Luzer Oliveira – Coordenador Estadual da ABSOLAR em Pernambuco e Head de Energia Solar na Connectoway Solar | Rodrigo Sauaia – CEO da ABSOLAR | Ronaldo Koloszuk – Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR
O mercado de energia solar no Brasil, sobretudo na geração própria, é bastante relevante e coloca a nação em destaque no ranking mundial de países com maior presença da fonte fotovoltaica nas matrizes elétricas. Aqui, o setor oferece diversas oportunidades para investidores, empresas e consumidores interessados em adotar essa fonte limpa e sustentável.
Vamos aos números: a geração própria solar acaba de ultrapassar a marca de 26 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no Brasil, com mais de 3,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica e a geração de mais de 780,1 mil empregos verdes acumulados desde 2012.
Ao longo dos anos, com o apoio constante da ABSOLAR, muitos desafios foram vencidos pelo setor solar. Muitos pequenos e médios empreendedores entraram no setor de maneira informal e foram evoluindo, se capacitando e profissionalizando cada vez mais.
Agora, com maior robustez do setor, o desafio para se firmar no mercado e continuar crescendo é cada vez maior. A profissionalização de quem deseja evoluir não é mais uma opção: ela é necessária, principalmente para os instaladores e integradores, que atuam em um mercado mais pulverizado e de menor barreira de entrada, ou seja, onde a competição é cada vez mais ferrenha.
Ainda há certa informalidade em parte das empresas e pouca estruturação na prestação de serviços que geram faturamento recorrente. Há cinco tipos de serviços que precisam de evolução destes empreendedores:
Todos estes serviços podem ser oferecidos aos clientes como um pacote, no ato da venda, de forma profissional e bem apresentada. Também existem várias formas de dar o primeiro passo, para implantar um bom serviço de pós-venda que atenda e dê mais segurança para os investidores e consumidores.
Hoje, já é possível, por exemplo, oferecer soluções inovadoras, como equipamentos reserva, cashback, plano de extensão de garantias, recompensas pela indicação de novos clientes, entre outros. Veja a seguir dicas para os integradores que desejam dar os primeiros passos na direção:
Em resumo, o integrador solar precisa, cada vez mais, se profissionalizar e se comportar como empresa especializada do setor fotovoltaico. Os diferenciais competitivos, a presença no meio digital e a satisfação do cliente serão cada vez mais importantes. E você, já está preparado para estas oportunidades?