Nota Técnicas: Incertezas e Perdas na geração eólica e fotovoltaica

05/07/24 | São Paulo

Reportagem publicada pelo EPE

Diante da importância das fontes eólica e fotovoltaica nos leilões de energia, é fundamental acompanhar com maior atenção as metodologias adotadas e os resultados estimados e calculados pelas certificadoras de medições anemométricas e de dados solarimétricos nos projetos habilitados pela EPE. 

As duas Notas Técnicas elaboradas pela EPE, Incertezas e Perdas na Geração Eólica e Fotovoltaica, objetivam avaliar os resultados, contribuir para o entendimento sobre o que se espera das certificações, e propor revisões das definições de cada incerteza e perda no intuito de incorporá-las ao documento Instruções para Solicitação de Cadastramento e Habilitação Técnica com vistas à Participação nos Leilões de Energia Elétrica. Além disso, espera-se que estas Notas Técnicas possam embasar discussões futuras mais detalhadas sobre os processos de cálculo e revisão de garantia física. 

Também foram desenvolvidos Dashboards nos quais parte do conteúdo das Notas Técnicas é apresentado de forma interativa. Isso possibilita que o público interessado analise com maior detalhamento as dezenas de gráficos apresentados nas Notas Técnicas. Os dashboards podem ser acessados nos seguintes links: 

Os estudos em questão se apoiam em informações fornecidas ao longo dos anos pelos empreendedores para elaborar uma análise comparativa, auxiliar os desenvolvedores de projetos e certificadoras a revisitar suas metodologias, buscando resultados comparáveis e o aprimoramento dos cálculos para uma correta avaliação energética dos projetos.