30/08/24 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Difundir
O The smarter E South America, maior plataforma latino-americana para a nova realidade energética e de mobilidade, encerrou a edição deste ano na quinta-feira (29) com mais de 650 expositoras, cerca de 55 mil visitantes de 50 países e mais de 2,5 mil participantes em seus quatro congressos paralelos, conduzidos por mais de 172 líderes da cadeia logística global de energia renovável. Durante três dias, o evento, que congrega as feiras e as conferências Intersolar South America, ees South America, Eletrotec+EM-Power South America e Power2Drive South America, apresentou novas tendências, tecnologias emergentes, políticas públicas e os principais lançamentos do setor de energia renovável. O crescimento de mais de 20% em relação a 2023 reflete a maturidade do segmento e o potencial de liderança do Brasil, cuja matriz energética já é uma das mais limpas do mundo. Atualmente, a fonte solar conta com 46 GW de capacidade instalada no país, com projeção de adição de 2 GW até o fim do ano.
Na visão de Florian Wessendorf, diretor administrativo da Solar Promotion International, organizadora internacional do evento, juntamente com a Freiburg Management und Marketing International e a Aranda Eventos, o sucesso do The smarter E South America pode ser creditado à abundância de recursos solares na América Latina combinada ao entendimento de que a inovação será determinante para o futuro da energia e da economia da região.
“A transição e a segurança energética estão no centro dos mais importantes debates em todo o mundo, por isso as soluções e aplicações capazes de impulsionar esse movimento são o foco do setor privado, da sociedade civil e dos governos. Nesse contexto, como a maior plataforma para energia renovável, armazenamento de energia, hidrogênio verde, eletromobilidade e tecnologias de redes inteligentes, o The smarter E South America é hoje estratégico para o futuro da energia”, afirma Wessendorf.
Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), destaca a relevância do evento em meio às novas oportunidades com o aumento da demanda de energia no Brasil, que deve mais que dobrar até 2050, sobretudo em setores como data centers, eletrificação das frotas e inteligência artificial. “A eletrificação já é uma realidade, com a presença cada vez maior de carros elétricos nas ruas. Soma-se a isso o crescimento da inteligência artificial, que demanda um volume enorme de energia, bem como os setores de data centers. Para se ter uma ideia do potencial do Brasil, basta dizer que apenas quatro residências a cada 100 contam com energia solar, enquanto que na Austrália são 30”, exemplifica.
CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia ressalta o papel da energia solar na transição energética, que pode colocar o Brasil em posição de destaque no mundo frente aos esforços de descarbonização das economias. “O mercado solar no mundo, que já atingiu 1,5 TW no ano passado, pode chegar a 5,1 TW até 2028. Adicionalmente, há o compromisso mundial assumido na COP28, de triplicar as renováveis até 2030, sendo a fonte solar a principal líder e protagonista nesse processo, segundo projetam os analistas de mercado. Portanto, o setor fotovoltaico seguirá ampliando seu papel crucial para a competitividade dos setores produtivos, alívio nos orçamentos familiares, independência energética e prosperidade dos países”, salienta Sauaia.
No pavilhão, a movimentação intensa durante os três dias de evento foi destacada pelos expositores, que tiveram a oportunidade de apresentar novidades aos parceiros e fechar negócios com novos clientes. “A Intersolar South America é um evento chave para estabelecer novas parcerias, consolidar parcerias antigas, conversar sobre os projetos para realizar em conjunto e sobre o dignificante trabalho de desenvolver o mercado de energia solar.” Ao fazer essa avaliação, Juliano Pereira, Country Manager da SolarEdge, observa que, neste ano, mais uma vez, o evento confirma seu sucesso, tanto pelo grande fluxo de visitantes quanto pelas inúmeras novas oportunidades que oferece.
Estreando nesta edição, o Power2Drive South America, com foco em eletromobilidade e infraestrutura de recarga, ampliou e enriqueceu a programação do evento ao destacar a relevância dos veículos elétricos para a viabilidade do transporte do futuro. “Nas últimas edições já vínhamos observando o crescimento de soluções de mobilidade elétrica no The smarter E South America de um modo geral, além de menções ao segmento nos congressos. O mercado brasileiro está crescendo absurdamente rápido, praticamente dobrando ano após ano. Daí a necessidade de reunir esses profissionais, estabelecer networking, trazer conhecimento e compartilhar experiência. Assim, o Power2Drive South America chega no momento certo para fazer isso acontecer”, pontua Rafael Cunha, consultor do congresso e COO da Move. “Participamos do evento de Munique e vimos onde podemos chegar, e é o caminho que o mercado brasileiro está tomando. Esse era exatamente o tipo de evento que faltava no nosso setor”, completa Cunha.
Na estreia, o foco do congresso foi trazer um overview do mercado, destacando os desafios das recargas inteligentes, principais oportunidades, tecnologias essenciais para disseminação das recargas e segmentos da cadeia que faltam explorar.
Matheus Luiz Rodrigues, gerente de segmento de carregadores veiculares da Intelbras, classifica o Power2Drive South America como estratégico. “Somos expositores da Intersolar South America há algum tempo, nos últimos anos percebemos o crescimento da representatividade da mobilidade elétrica, com a presença de estações de recargas e players de soluções fotovoltaicas também expondo soluções de infraestrutura de recarga. E, como essa tendência de crescimento segue, o timing é perfeito para o aumento de representatividade, porque conseguimos concentrar as soluções com robustez, com bastante foco. Não tenho dúvida que no ano que vem o espaço vai ter de ser maior, porque a iniciativa converge com o que precisamos.”
Nesse cenário de expansão da eletromobilidade, a BYD, expositora da Intersolar South America, enfatiza que se trata de um caminho sem volta. “Somos um dos pioneiros em carros elétricos no país e os primeiros com uma fábrica. Outras virão e estão vindo para o Brasil. Estamos pensando como um todo na eletromobilidade do Brasil. A BYD está buscando se integrar a todo esse movimento de auto, pois provemos a solução completa, desde a geração de energia até a mobilidade propriamente dita”, diz Rodrigo dos Anjos, gerente de vendas nacional da empresa.
Presidente do Congresso ees South America e presidente da ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia), Markus Vlasits destaca os assuntos abordados no congresso e também a ampliação dos expositores na feira. \”Acho que acertamos na escolha dos temas que trouxemos para a conferência, tivemos debates muito ricos sobre temas cruciais, entre eles reserva de capacidade, como os sistemas de armazenamento trazem firmeza e confiabilidade para o sistema elétrico, além de descarbonização da matriz elétrica na Amazônia e relevância de baterias para clientes comerciais.”
“Em relação à feira, a primeira coisa que chama muito a atenção é a área de armazenamento ter crescido e muito, creio que tivemos uma duplicação no espaço ocupado. Além da presença de expositores nacionais, tivemos também novos players internacionais”, completa Vlasits.
Leonardo Lins do Carmo, diretor de marketing e negócios da UCB Power, salienta que a ees South America “tem o papel fundamental de fazer o link entre mercado especializado e fabricantes. Neste ano, percebemos um público altamente qualificado e especializado, sabendo o que procura, e acredito que a feira teve e tem o papel fundamental nesse processo”.
Membro da comissão do congresso Eletrotec+EM-Power South America e diretor da Mi Omega, João Gilberto Cunha observa que o congresso repetiu a mesma fórmula bem-sucedida dos últimos anos, com foco específico em discussões e trabalhos técnicos. “O primeiro dia é dedicado exclusivamente a pautas do momento relacionadas à normatização. Um diferencial dessa iniciativa, sem similar no país, é que as sessões, e também os minicursos que ocorrem paralelamente, são fundamentais para solução de dúvidas de quem trabalha com sistemas e projetos elétricos”, afirma Cunha, que sublinha a presença recorrente dos participantes e também o aumento expressivo da área dedicada à feira dedicada ao setor, do número de expositores e visitantes.
Gaspar Eugênio Silva, diretor comercial do Grupo Setta, avaliou positivamente a participação na feira Eletrotec+EM-Power South America. “Muitos clientes vieram nos visitar no estande, também conquistamos novos clientes, fizemos bons negócios. É o segundo ano que a Setta está presente, e queremos participar das próximas edições, vemos o mercado bem aquecido nos próximos dois anos”