Estratégias e ferramentas para fortalecer negócios no setor solar são temas do segundo painel do ABSOLAR Meeting Sul

19/09/24 | São Paulo

No segundo painel do ABSOLAR Meeting Sul, Afonso Aguilar, Conselheiro da ABSOLAR, apresentou as perspectivas do mercado solar para os próximos anos. Segundo dados da BloombergNEF, 30% da capacidade instalada do Brasil será de solar até 2050. Aguilar também falou dos novos negócios que se abrem para o setor, ressaltando a necessidade de qualificação e capacitação.

Mauro Filho, Diretor Executivo da Elétron Seguros, ressaltou que 74% dos sinistros cobertos pela empresa estão relacionados com eventos climáticos e que 85% está concentrado nos estados da Região Sul. Mauro falou também que a maior quantidade de sinistros está em usinas de solo no meio rural. Já Pedro Drumond, Diretor Executivo da RH Renováveis, palestrou sobre a importância de uma boa análise ao contratar pessoas, levando em conta questões como conhecimento técnico, fit cultural , perfil etc. Drumond também ressaltou o que deve ser feito e incorporado pelas empresas para manter os bons colaboradores.

Alessandra Artigoso Schuindt, Gerente Comercial GD da Sungrow, apresentou uma ferramenta de monitoramento e acompanhamento da geração solar em que tanto o consumidor quanto o integrador podem checar como o sistema está respondendo e tomar ações como limpeza, substituição, entre outras. O Gerente Comercial da Solar Group, Rogério Guido, ressaltou os quatro pilares para a formação de equipes de alta performance: metas, prêmio, poder e posição. Guido apontou ainda que, muitas vezes, a pessoa que a empresa procura pode já estar dentro da organização, por isso, é importante olhar para dentro e ter atitudes importantes que devem ser feitas para manter essas pessoas.

Lucas Langa, Coordenador de vendas da Região Nordeste e Norte da WEG Solar, comentou os fatores que influenciam o mercado solar e como as empresas não podem ficar dependentes de somente um produto ou serviço. Destacou também que não há mais tantos integradores, o que abre caminho para a prestação de serviços pós-instalação para esses consumidores.