10/02/25 | São Paulo
Empreendimento será bancado pela Kroma Energia e deverá começar a operar no primeiro trimestre de 2026
Reportagem publicada pelo Canal Solar
Por: Henrique Hein
Parque solar será implantado na cidade de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe. Foto: Kroma Energia/Divulgação
A Kroma Energia, empresa pernambucana com forte atuação no Nordeste, lançou a pedra fundamental do Complexo Solar Arapuá, seu maior parque de geração de energia solar até o momento. O empreendimento será implantado na cidade de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará.
O parque terá uma capacidade instalada de 250 MWp e uma produção anual estimada em 537 GWh – energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências por ano. A estrutura contará com 391.680 módulos fotovoltaicos, distribuídos em uma área de 460 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol.
O projeto representa um investimento de R$ 800 milhões e deve gerar entre 800 e 1.000 empregos diretos e indiretos ao longo da construção. A usina de geração centralizada tem previsão de início das operações comerciais no primeiro trimestre de 2026.
Os recursos para o empreendimento contarão com financiamento do Banco do Nordeste (BNB), que será responsável por 80% do investimento total. Além disso, o projeto conta com parcerias estratégicas com empresas como Goener e WEG.
O ato de lançamento do complexo ocorreu na última sexta-feira (07), com a presença do superintendente do BNB (Banco do Nordeste), Eliane Brasil; a superintendente executiva do Bradesco Large Corporate, Sarah Camarotti; e o consultor de energia da Fiec, Jurandir Picanço, autoridades locais e o CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello.