31/03/25 | São Paulo
Publicado pelo portal Meio & Negócio/BR – 28/03/2025
No dia 30 de março, é comemorado o Dia Internacional do Lixo Zero. Essa data foi criada em 2022 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o intuito de incentivar o desperdício zero, em um cenário em que a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos todo ano. Essa ação está alinhada com a promoção das metas propostas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e, além de promover a redução de resíduos, busca conscientizar a população mundial sobre a importância de novos hábitos de consumo e uma melhor relação com o meio ambiente.
Com o objetivo de estimular essas diretrizes do desenvolvimento sustentável no Brasil, inúmeras iniciativas foram criadas com o uso de tecnologia. Segundo dados divulgados em 2024 pelo Observatório SEBRAE Startups, 79% das startups de impacto brasileiras estão concentradas na resolução de problemas ambientais e de sustentabilidade no país. Essas empresas têm como desafio propor soluções que estimulem a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Nesse cenário que está inserida a Prospera, primeira Green Loyalty Tech no Brasil. A plataforma atua ativamente no incentivo ao uso de matriz renovável por meio de um programa de fidelização para empresas, o Assinatura Verde. A partir dessa iniciativa, PMEs de qualquer segmento podem acessar de forma simples e prática energia solar, reduzindo assim o seu impacto ambiental e também os custos para o negócio graças aos descontos gerados na conta de energia. Além de serem percebidas como referências em responsabilidade socioambiental dentro de suas comunidades e mercados.
Ao integrar tecnologia de impacto socioambiental e redução de custos, a Prospera propõe um novo jeito de prosperar: mais inteligente, mais consciente e coletivo. Nesse sentido, a empresa convida outras marcas a refletirem — e a agirem — por um mundo com menos resíduos, menos carbono e mais impacto positivo.
No Brasil mais de 5,5 milhões de toneladas de CO₂ foram evitadas apenas no primeiro semestre de 2024 com o uso de energia solar, segundo dados da ABSOLAR, soluções como a da Prospera mostram que a transição energética não precisa ser complicada ou cara — ela pode, sim, ser estratégica, digital e acessível.