01/04/25 | São Paulo
A ABSOLAR participou, nesta segunda-feira (31/03), de reunião com o Diretor da Aneel, Ricardo Lavorato Tili, representada pelo Presidente Executivo, Rodrigo Sauaia, e a Diretora Técnico-Regulatória, Talita Porto. A entidade debateu pontos da regulamentação do armazenamento de energia, destacando sua oposição ao limite de 15% para otimização da potência contratada (MUST/D). Além disso, sugeriu que para as outorgas de agentes com Sistemas de Armazenamento de Energia (SAE) sejam feitas como Produtor Independente de Energia (PIE), serão necessárias ajustes na regulação.
A ABSOLAR também defendeu o aprimoramento do modelo de remuneração, com a permissão de “empilhamento de receitas” para aumentar a eficiência dos sistemas de armazenamento e viabilizar financeiramente os projetos. A Associação questionou a cobrança de encargos setoriais sobre SAE, argumentando que esses não são consumidores finais, mas prestadores de serviços ao SEB, e alertou para os riscos de judicialização.
O Diretor Tili se comprometeu a analisar as propostas, destacando que a criação do agente armazenador é fundamental para o avanço desse mercado, mas que depende de mudanças legislativas. Além disso, solicitou apoio da ABSOLAR para o benefício tarifário em atividades de irrigação e aquicultura com SAE colocalizado.