02/04/25 | São Paulo
O Presidente Executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, reuniu-se nesta quarta-feira (02/04) com Diretor Fernando Mosna, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir os cortes de geração de energia elétrica, em especial do setor solar fotovoltaico.
A Associação detalhou ao Diretor da Aneel o pedido de ação cautelar feito pela entidade para a suspensão de glosas sobre as usinas de geração centralizada, um dos reflexos dos cortes de geração de fontes renováveis, como a solar.
A ABSOLAR defende que os descontos nas receitas dos geradores sejam suspensos até o término da Consulta Pública da Aneel sobre assunto. O Diretor Mosna é relator do pleito submetido à Aneel pela ABSOLAR. Durante o encontro, a Associação pediu ao Diretor que tratasse o tema com urgência e prioridade.
Fernando Mosna também destacou a importância de uma maior transparência nas decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para que o mercado e os consumidores consigam melhor entender as decisões que estão sendo tomadas, especificamente em relação aos cortes de geração renovável.