09/03/21 | São Paulo
Jornal Dia Dia
Com geração de 68,00 MWh por ano na região, empresa pretende ampliar o projeto para mais municípios até o fim de 2021
A Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur, já possui 15 bases de trabalho alimentadas por painéis fotovoltaicos localizados em nove estados brasileiros de Norte a Sul. Em Campo Grande/Mato Grosso do Sul, as placas geram 68,00 MWh por ano, com fornecimento de energia para o funcionamento das atividades operacionais da Prosegur Cash em sua unidade instalada. A expectativa da empresa é ampliar as bases solares em mais 21 municípios no Brasil todo até o fim de 2021 e chegar a 2000 MWh/ano.
O projeto de eficiência energética liderado pela área de Gestão de Meios da empresa, faz parte de uma série de ações de sustentabilidade que o Grupo Prosegur vem desenvolvendo nos países onde atua. A empresa acaba de aderir ao “The Climate Pledge”, em português “O Compromisso Climático”, que tem o compromisso de zerar, até 2040, o saldo de emissões de gás carbônico, uma década antes da meta do Acordo de Paris. Até o momento, 53 organizações, incluindo a Prosegur Cash, assinaram o acordo, o que representou um sinal importante sobre o rápido crescimento na procura de produtos e serviços que ajudam a reduzir as emissões de carbono.
Além de Campo Grande, os painéis solares estão instalados nos municípios de Rio Branco (AC), Itabuna e Barreira (BA), Imperatriz (MA), Divinópolis, Sete Lagoas e Uberlândia (MG), Linhares (ES), Castanhal, Parauapebas e Redenção (PA), Volta Redonda (RJ), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), fornecendo energia às unidades da Prosegur Cash por meio da geração solar, o que evitará a emissão de 331 toneladas anuais de CO2, o equivalente ao plantio de 2432 árvores/ano. Em média, 63% da energia consumida nessas bases advém da geração solar. Em Itabuna, na Bahia, 104% do consumo de energia é a partir da geração solar.
“A Prosegur Cash trabalha constantemente para ampliar ainda mais sua responsabilidade social no país, pois sabemos que é possível pensar em alternativas que ultrapassem o serviço de excelência em logística que nós já fazemos diariamente. O projeto de instalação de placas solares nas unidades de atendimento da área de Cash da empresa é uma resposta a essa busca. Nós unimos de maneira muito feliz à sustentabilidade no consumo de energia e saúde financeira da empresa”, destaca Alessandro Abrahão, diretor geral da Prosegur Cash.
Do ponto de vista financeiro, os painéis solares da Prosegur Cash geram uma economia de 10% na conta de energia mensal das bases, com expectativa de economia de R$ 5 milhões em 15 anos. Além disso, a substituição da energia elétrica por placas reduziu em 20% no consumo de energia elétrica e garantiram 9% de economia na geração de energia. Os empreendimentos são realizados sob contrato de locação de 15 anos com a concessionária investidora.