21/03/25 | São Paulo
A ABSOLAR encontrou-se com a nova Diretora da Aneel, Ludimila Lima da Silva, para apresentar os pleitos do setor da energia solar fotovoltaica. Nesta primeira reunião de cunho institucional, a Associação discutiu com a Diretora temas como inversão de fluxo de potência e os cortes de geração de energia elétrica (constrained-off) e deu um panorama sobre as tratativas que a entidade vêm desenvolvendo recentemente com os demais atores do segmento elétrico brasileiro, tais como Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Ministério de Minas e Energia (MME).
Durante a reunião, a ABSOLAR expôs que as regras referentes a inversão de fluxo, asseveradas na Resolução nº 1098/2024 implementadas pela Aneel, inicialmente aparentava que ia resolver o problema em parte. Entretanto, na prática, ao invés de melhorar as negativas de conexão por inversão de fluxo, o cenário que temos neste momento é de piora nas negativas, pois os sistemas com mais 7,5kw, estão sendo reprovados quase na totalidade dos pedidos, sem apresentação de um estudo que comprove a inversão de fluxo e se elas realmente estavam à cima dos parâmetros técnicos regulados pela própria Agência.
A Diretora da Aneel disse que vai se aprofundar na análise desses dois temas estruturantes para a energia solar e a ABSOLAR vai acompanhar de perto os desdobramentos dessas pautas, atuando sempre na defesa dos interesses do setor fotovoltaico.