18/03/25 | São Paulo
A ABSOLAR e a Marinha do Brasil se reuniram em 18//03/2025, para avaliar medidas para acelerar a utilização de energia solar fotovoltaica nos edifícios e instalações da corporação militar no País.
Durante o encontro, a ABSOLAR apresentou dados sobre a adoção da tecnologia em outras Marinhas ao redor do mundo, com destaque para os Estados Unidos da América (EUA), que já utilizam amplamente sistemas fotovoltaicos nas Forças Armadas. Também foram discutidas soluções para atender às necessidades específicas da Marinha do Brasil, incluindo o uso de sistermas de armazenamento de energia elétrica, para garantir autonomia e segurança elétrica em instalações isoladas ou remotas, como ilhas, estações rádio-base, postos avançados de monitoramento, vigilância de fronteiras, entre outras.
Atualmente, a conta de energia elétrica da Marinha chega a R$ 200 milhões por ano e a energia solar é vista como estratégica para reduzir estes custos e aumentar a eficiência e sustentabilidade da instituição.
Adicionalmente, a ABSOLAR destacou a oportunidade de aproveitamento do hidrogênio verde, combustível limpo e renovável que pode ser produzido localmente no Brasil, a partir da fonte solar, para abastecimento das embarcações da Marinha.